Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Projetos inovadores de infraestrutura impulsionam as ‘Cidades do Futuro’

06 07 2012

A KPMG divulga relatório sobre 100 projetos inovadores de infraestrutura global que tornam as cidades mais habitáveis e sustentáveis. (download do PDF clique aqui!)

SINGAPURA, 3 de Julho de 2012 – /PRNewswire/ — O desenvolvimento de uma infraestrutura urbana e sustentável é um dos grandes desafios do século XXI. Com mais de metade da população mundial concentrada em cidades que, coletivamente, somam menos de dois por cento da superfície do planeta(1), a pressão que está sendo agora exercida sobre a infraestrutura urbana não tem precedentes. Esta demanda mundial por mais infraestruturas deverá exigir investimentos de dezenas de trilhões de dólares durante as próximas quatro décadas para desenvolvimento e manutenção de áreas urbanas sustentáveis e habitáveis que respondam às necessidades da população, da economia e do meio ambiente.

É neste contexto que a área de Global Infrastructure da KPMG tem o prazer de anunciar a muito esperada segunda edição do relatório Infrastructure 100: World Cities Edition (Infraestrutura 100 – Edição Cidades do Mundo) – um relatório que apresenta os cem projetos mais inovadores e inspiradores de infraestrutura urbana de todo o mundo. Publicada durante o recente World Cities Summit em Singapura, esta edição contém detalhes sobre projetos de infraestrutura que contribuem para a existência de grandes cidades, dando um foco especial a um conjunto de inovações que as tornam em “Cidades do Futuro” – lugares onde as pessoas querem viver e fazer negócios.

“A infraestrutura urbana existente precisa urgentemente de revitalização e as demandas por nova infraestrutura aumentaram vertiginosamente para atender às necessidades básicas de uma população em forte crescimento. As cidades já abrigam mais da metade da população mundial e o número deverá aumentar em mais de três biliões até 2050”, disse Nick Chism, responsável da área de Global Infrastructure da KPMG.  O relatório World Cities Edition aborda especificamente os desafios enfrentados pelas cidades de todo o mundo e apresenta 100 projetos inovadores que podem inspirar os leitores a conceber, financiar e desenvolver projetos de infraestrutura que façam uma diferença positiva nas cidades onde vivemos”.

Regiões por todo mundo enfrentam enormes desafios em termos de infra-estrutura cuja resolução é essencial para assegurar a sua saúde económica. Esses desafios poderão decorrer da necessidade de gerir o grande crescimento da população urbana, a necessidade de modernizar uma infra-estrutura antiga ou da necessidade de gerir uma base populacional contributiva em declínio.

“As cidades estão a assumir um papel cada vez mais importante na economia dos seus países. No entanto, as actuais condições econômicas globais e as recentes medidas de austeridade resultaram numa necessidade de identificar soluções inovadoras para realização dos necessários investimentos em infraestrutura “, disse James Stewart, Presidente da área de Global Infrastructureda KPMG. “Projetos estratégicos de infraestrutura para cidades estão proporcionando renovação econômica através da conexão das comunidades e aumento de postos de trabalho criando impactos de longo prazo e crescimento tangíveis. Mas a importância de se investir em infraestrutura robusta e inteligente não pode ser subestimada.

Simulação do Projeto Rio Olímpico - Considerado um dos 100 mais sustentáveis do Mundo

Simulação do Projeto Rio Olímpico – Considerado um dos 100 mais sustentáveis do Mundo

Infrastructure 100: World Cities Edition (Infraestrutura 100: Edição Cidades do Mundo)

Os projetos apresentados no relatório Infrastructure 100 resultam de aproximadamente 20 projetos selecionados por painéis de juízes especialistas independentes de cinco regiões do mundo: Região Ásia/Pacífico, América do Norte, América Latina, Europa e Médio Oriente e África. Os projetos foram classificados em 10 categorias, nomeadamente: Mobilidade UrbanaConectividade GlobalRegeneração UrbanaEducaçãoCuidados com SaúdeÁguaCidades Novas e AmpliadasReciclagem e Gestão de ResíduosInfraestrutura de Energia Urbana, e Infraestrutura de Comunicações.

Cinco painéis de juízes regionais avaliaram centenas de submissões com base nos seguintes critérios: viabilidade, impacto social, complexidade técnica e/ou financeira, inovação e impacto na sociedade.

Entre os 100 projetos identificados pelos painéis de juízes regionais, 10 foram selecionados por um painel global de juízes como sendo os mais notáveis dentro de cada categoria. Nesta edição de 2012, os projetos a destacar são os seguintes:

  1. Mobilidade UrbanaAcesso ao East Side (lado leste), Cidade de Nova York, Estados Unidos da América
  2. Conectividade GlobalCorredor Industrial Deli-Bombaim, Deli a Bombaim, Índia 
  3. Regeneração UrbanaDesenvolvimento Regional de Oresund, Dinamarca e Suécia
  4. Educação: Universidade para Mulheres Princesa Nora Bint AbdulRahman, Riad, Arábia Saudita
  5. Cuidados com a SaúdeRoyal London Hospital, Londres, Reino Unido
  6. ÁguaInstalação de Dessalinização Tuas II, Tuas, Singapura
  7. Cidades Novas e AmpliadasCidade Ecológica de Tianjin, Tianjin, China
  8. Reciclagem e Gestão de ResíduosSistema de Esgoto de Túneis Profundos, Kranji a Changi, Singapura
  9. Infraestrutura de Energia UrbanaCidade Inteligente, Búzios, Brasil
  10. Infraestrutura de ComunicaçõesProjeto de Cabo BRICS, África do Sul e Ilhas Maurícias

Veja a lista completa dos 100 projetos on-line, no endereço: www.kpmg.com/infrastructure100

Sobre a Área de Global Infrastructure da KPMG

Os profissionais de Global Infrastructure da KPMG estão presentes em 146 países, prestando consultoria para governos, promotores e investidores durante o ciclo de vida de projetos de infraestrutura – desde a estratégia e financiamento até à disponibilização da infraestrutura e sua reversão. Ao combinar um conhecimento global  com a experiência prática local, os profissionais de Infraestrutura da KPMG trabalham para fornecer continuamente aconselhamento integrado e resultados efetivos para ajudar os clientes a alcançarem o sucesso. Para mais informações, visite o endereçowww.kpmg.com/infrastructure.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede mundial de firmas profissionais, que presta serviços de auditoria, fiscalidade e consultoria. Operamos em 152 países e contamos com 145.000 funcionários nas firmas associadas em todo o mundo. As firmas membros independentes da rede da KPMG são afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma KPMG é uma entidade legalmente distinta e separada e apresenta-se como tal. Para mais informações, visite o endereçowww.kpmg.com.

FONTE  KPMG International

::: Autor do post