Project Management Agility Global Survey – M.I.T.
Caros Leitores do Blog MundoPM,
É com grande prazer que anuncio a divulgação do Relatório Executivo, resultado da pesquisa científica em escala global sob minha coordenação conduzida no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.
O relatório intitulado “The Building Blocks of Agility as a Team’s Competence in Project Management” apresenta um resumo das análises preliminares e dados demográficos da pesquisa, contendo algumas das principais implicações gerenciais e teóricas para as áreas de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de novos produtos em ambientes dinâmicos e de inovação.
Convido todos os profissionais envolvidos em projetos e desenvolvimento de produtos para a leitura do relatório e a troca de experiências e ideias, além do feedback para continuamente aprimorarmos a ciência em gerenciamento de projetos de inovação.
Trata-se da primeira publicação relacionada com o estudo intitulado “Project Management Agility Global Survey”. Planejamentos desenvolver um conjunto amplo de publicações e material para executivos e profissionais envolvidos nas áreas de foco do estudo. O estudo teve alcance global contando com a participação de mais de 800 profissionais (Gestores de Projetos; Programas; Portfólio e Membros de Equipes de Projetos) de 76 países.
O relatório apresenta uma nova perspectiva para a construção de uma teoria da “agilidade” voltada para o desenvolvimento de competências essenciais para o atual cenário mundial de gerenciamento de projetos. Neste relatório executivo oferecemos quatro ideias principais (insights):
- Práticas relacionadas com a abordagem de gerenciamento ágil de projetos estão sendo utilizadas em diferentes tipos de indústria e projetos, não somente em organizações que desenvolvem software ou projetos com elevados graus de inovação.
- Agilidade não é uma característica da prática, mas uma competência e uma habilidade que o time de projeto precisa desenvolver. É preciso saber como mensurar a agilidade e como aprimorá-la continuamente, especialmente em ambientes de inovação e mudanças constantes.
- A combinação adequada de práticas gerenciais e fatores contextuais relacionados com a organização, tipo de projeto, cliente, equipe, tecnologia, são críticos para se desenvolver agilidade na forma de competência.
- Modelos “híbridos” serão a nova tendência em gerenciamento de projetos em especial projetos complexos e com diferentes graus de inovação e desafios gerenciais e tecnológicos.
Para ter acesso ao relatório, basta seguir o link abaixo e clicar na imagem do relatório.
Download do Relatório Executivo
Desejo ótima leitura!
Grande Abraço,
Edivandro Conforto, Ph.D., MIT.