Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Planejando seu Sucesso

19 12 2013

Como foi seu ano de 2013?

RoadmapMais um ano chega ao fim. É tempo de alegria para as festas de final de ano. Também de nostalgia pelos acontecimentos de 2013 e esperança para o que virá em 2014. Por que não fazermos uma reflexão sobre nossos planos pessoais?

Em nosso dia-a-dia profissional, utilizamos muitos métodos de análise, planejamento estratégico, gestão financeira, gerenciamento de projetos etc. É curioso que poucos de nós conseguimos aplicar essas ferramentas às nossas vidas pessoais.

Em nossas organizações, não subestimamos a importância de estabelecer missão, visão e objetivos estratégicos. Definimos metas, roadmaps e processos. As pessoas de sucesso fazem isso também em suas vidas pessoais.

planejamento

O primeiro passo é definir o que é sucesso para você. Isso exige algum esforço. O mais fácil é adotar “padrões” de sucesso, copiando o que outras pessoas estão fazendo sem saber ao certo se você se sentirá realizado ao chegar lá.

images

Muitos alunos meus e alguns jovens profissionais me perguntam como iniciar na carreira de gerenciamento de projetos. Eu tenho algumas dicas que acredito funcionarem bem. Não é fácil conseguir uma vaga de gerente de projetos sem ter experiência alguma. O caminho é começar estudando, buscando algumas certificações e desenvolvendo trabalhos voluntários. Profissionalmente, procure fazer parte de equipes de projetos, trabalhar em organizações desafiadoras. Com o tempo, você desenvolverá uma rede de contatos, pessoas que conhecem o seu trabalho e potencial, que irá te ajudar a avançar.

Eu poderia escrever páginas e páginas neste blog sobre o assunto. Entretanto, a ideia é apenas lançar uma semente. Existem vários livros e sites sobre planejamento pessoal, carreira etc. Encerro por aqui, recomendando os podcasts do Ricardo Vargas sobre planejamento pessoal e carreira:

Planejando sua Carreira

Usando o Gerenciamento de Projetos para Planejar o Seu Ano – Parte 1/2

Usando o Gerenciamento de Projetos para Planejar o seu Ano – Parte 2/2

Além disso, vale a pena ler o livro Lifehacker: The Guide to Working Smarter, Faster and Better, disponível para venda na Amazon ou gratuitamente neste link. Outro livro muito bacana é o Business Model You.

Na próxima semana, vamos conversar sobre tendências em gerenciamento de projetos para 2014. Até lá!

::: Autor do post