Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Voluntariado – Como desenvolver suas habilidades de GP

24 05 2013

Caros amigos, frequentemente recebo questionamentos sobre a carreira em gerenciamento de projetos. De um modo geral, as dúvidas maiores estão naqueles que pretendem se iniciar nessa carreira. Embora não possamos definir exatamente o que é uma carreira de sucesso em gerenciamento de projetos, visto que é algo bastante particular de cada indivíduo, procuramos oferecer algumas dicas que aprendemos ao longo do tempo.

No ano passado, escrevemos uma série de posts sobre Carreira em Gerenciamento de Projetos (parte 1, parte 2 e parte 3). Posteriormente, também escrevemos uma série Cartas a um Jovem Gerente de Projetos (parte 1, parte 2 e parte 3). Vários leitores nos deram um feedback positivo e resolvi retomar esse assunto sob o ponto de vista do voluntariado neste nosso post.

Entrar na carreira de gerenciamento de projetos pode ser difícil. Muitas empresas exigem experiência, certificações ou mesmo cursos de pós-graduação como pré-requisitos. Na maioria das vezes, o grande obstáculo é a experiência. “Se ter experiência é um pré-requisito, como é que eu vou adquirir experiência?”

É uma pergunta que sempre ouvimos. Bem, a resposta é que é possível adquirir experiência em muitas organizações ou associações que podem não ser empresas privadas. Aí que entra a importância do voluntariado. Em alguns países, existe uma forte cultura de voluntariado não apenas com o intuito de ajudar ao próximo mas também com os objetivos de desenvolvimento pessoal e social. Nos EUA, por exemplo, atividades de voluntariado são pré-requisitos para entrar em uma boa universidade, assim como outras atividades extra-curriculares.

foto_mesO voluntariado pode ser tanto em organizações de caridade e religiosas quanto em outras organizações como clubes de serviços, associações, ONGs etc. Eu já participei de várias atividades voluntárias desde a juventude e incentivo todos ao meu redor a se engajarem nessas atividades, sejam crianças, jovens ou adultos. Acredito que isso é extremamente importante (Trabalho voluntário também traz ganhos profissionais). Aliás, alguns recrutadores, profissionais de RH e headhunters com os quais já conversei também dão grande peso a atividades de voluntariado quando analisam CVs (Trabalho voluntário faz muita diferença no curriculum).

Para você, que pretende trabalhar em gerenciamento de projetos, existem muitas oportunidades de voluntariado no Project Management Institute (PMI), basta se associar e procurar no VRMS. Aproveitem também para conhecer nossos Chapters brasileiros (PMI Brasil), participar dos eventos, trabalhar como voluntário e fortalecer sua rede de contatos também. Vale muito a pena visitar este link do PMI São Paulo, com explicações bem detalhadas sobre voluntariado no PMI.

VRMS_online_ad_300x250As atividades dos voluntários vão desde projetos dos Chapters, passando pela organização de eventos, planejamento estratégico e muitas outras iniciativas. São oportunidades incríveis de obter coaching e mentoring gratuitos dos profissionais mais experientes dos Chapters, que também são voluntários, além de aprender muita coisa sobre projetos na prática (hands on!).

Para conhecer um pouco mais do PMI, pesquise nos sites dos Chapters e encontre atividades perto de você. Neste mês, nos dias 5, 6 e 7 de junho, teremos a 8a edição do Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, a ser realizado pelo PMI-GO (espero encontrar vocês lá!). De um modo inovador neste ano, é possível adquirir inscrições virtuais e assistir ao congresso via internet, para quem não puder participar do congresso presencialmente em Goiânia/GO.

images

Outros eventos do PMI no Brasil em 2013:

Goiânia / Goiás
05 junho
VIII Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos
Caxias do Sul / Rio Grande do Sul
12 junho
VIII Ciclo de Gerenciamento de Projetos da Serra Gaúcha
Salvador / Bahia
14 agosto
Congresso de Gerenciamento de Projeto PMI-BA 2013
Rio de Janeiro
20 agosto
I Fórum Global de Gerenciamento de Projetos do PMI Rio
Recife / Pernambuco
26 agosto
VI Conferência de Gerenciamento de Projetos

Espero que esse post tenha inspirado os amigos leitores ao voluntariado, seja no PMI ou em outras organizações. O importante é participar. Faz bem para os outros e para você também. Conversaremos mais no próximo post. Até lá!

::: Autor do post