Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Prêmio Projeto do Ano – um vídeo e um pouco mais sobre os vencedores

20 01 2012

Neste post, trazemos mais alguns detalhes de como foi o Prêmio Projeto do Ano, realizado no dia 29 de Novembro de 2011 em São Paulo, no Hospital Albert Einstein. Já tinhamos feito um post sobre o prêmio anunciando os vencedores: blog.mundopm.com.br/2011/12/09/ganhadores-do-premio-projeto-do-ano, e neste post, trazemos logo abaixo uma  cobertura em vídeo do prêmio e alguns detalhes sobre os projetos vencedores. Lembrando que a cobertura completa do prêmio está na edição 42.

O Vídeo:

Um pouco mais sobre os vencedores:

Projeto do Ano

Rogério Rebello (Gerente Petrobras - AB-PGI/RNEST/PG), Barcaui (FGV), Wilson Guilherme (Gerente Geral -Petrobras) e Zózimo (MundoPM) - Projeto RNEST, vencedor do Projeto do Ano 2011.
Rogério Rebello (Gerente Petrobras – AB-PGI/RNEST/PG), Barcaui (FGV), Wilson Guilherme (Gerente Geral -Petrobras) e Zózimo (MundoPM)

O vencedor na categoria Melhor Projeto do Ano, foi o Projeto RNEST – Implantação da Refinaria Nordeste, projeto desenvolvido pela Petrobrás, com a intenção de implantar a Refinaria Nordeste e as suas facilidades de logistica no municipio de Ipojuca no Estado de Pernanbuco. Trata-se de um projeto com um plano de contratação de bens e serviços na ordem de 26 bilhões reais distribuidos em 243 contratos.

Quando recebemos o case, 92% dos contratos já haviam sido assinados, além disto, o projeto contava com um avanço físico de 42,6% e realização financeira de 36% do total. Em setembro de 2011, a obra atingiu o pico de 28.708 trabalhadores, com previsão de 30.000 em dezembro.

Iniciado em 2005 e conclusão prevista para 2016, a expectativa é que quando concluido, o projeto seja responsável por 11% de todo o refino de petróleo no Brasil, além de ser a refinaria com maior taxa de conversão de oléo cru em oléo diesel (70%), sendo a responsável pela produção de 18% de todo o diesel no Brasil, ou seja, a cada 10 caminhões, dois estarão sendo abastecidos pela RNEST.

O projeto esta sendo com metodologia própria para a Indústria do Petróleo , tendo como referência o IPA ( Independet Projects Analysis Inc.). Dentre os sites utilizados estão o Primavera e o SAP.

Projeto Inovador do Ano

IBM do Brasil, premiada pelo projeto COR. (Pedro Almeida e Artur Szabo ao centro).
IBM do Brasil, premiada pelo projeto COR. (Pedro Almeida e Artur Szabo ao centro).

O vencedor na categoria Projeto Inovador do Ano foi o Projeto COR – Centro de Operações Rio, cujo objetivo era instalar um centro de operações onde a prefeitura pudesse agregar as agências de serviços da cidade do Rio de Janeiro para o dia a dia e para a gestão de crises.

O projeto foi desenvolvido com uma sessão planejamento para inovação, junto com o Prefeito, Secretários e 400 contribuintes via chat. Após esta fase foi definido o escopo que consistiu na construção de um prêdio, customização de hardware  e software, além da definição de processos e treinamento para os operadores.

O projeto foi realizado em 12 meses, e fez uso da metodologia IBM WWPMM ( Word Project Managemente Meodology), que está alinhada com a metodologia no PMI.

No projeto foram envolvidos mais de 20 fornecedores, 50 secretárias e 400 funcionários, o centro é inédito no Mundo por que integra mais de 30 serviços em um só centro de operações, o que contribui com a integração e sinergia dos serviços, sendo capaz por exemplo de prever temporais e possíveis alagamentos com 48 horas de antecedência e fazer uma ação preventiva por parte da defesa civil. Veja neste link vídeo com escopo de lançamento do projeto: blog.mundopm.com.br/2011/11/30/centro-de-operacoes-da-prefeitura-do-rio-de-janeiro/.

Projeto Acadêmico do Ano

Helio Costa (premiado), Prof. Carlos Magno Xavier (Diretor da Beware Consultoria) e Heitor Coutinho (FDC).
Helio Costa (premiado), Prof. Carlos Magno Xavier (Diretor da Beware Consultoria) e Heitor Coutinho (FDC).

O vencedor na categoria Projeto Acadêmico da Ano, foi feito pelo Hélio Rodrigues da Costa, seu trabalho foi realizado para obtenção do título de doutor na COPPE-UFRJ, o título do trabalho foi: Apoio a Seleção de Portfólio de Projetos de Software baseado na Moderna Teoria de Portfólios, teve como objeto de estudo a moderna teoria do potfólio, desenvolvida por Harry Markovitz em 1952, usada amplamente no contexto econômico para a seleção de portfólios de ativos financeiros.

O estudo foi criar uma adaptação da teoria para a seleção de projetos de software, consistiu em desenvolver uma ferramenta usada em estudos experimentais. Mais tarde quando comparada com outras técnicas usadas da indútria, a técnica testada se saiu melhor.

Veja as fotos em: flickr.com/photos/mundopm/sets/72157628253243783/show

Para comprar a revista com a cobertura completa, acesse: www.mundopm.com.br/edicoesanteriores.shtml.

::: Autor do post