Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Soft Skills – Como aperfeiçoar?

02 04 2012

Muito tem se falado sobre as Soft Skills (habilidades de gestão ligadas ao Quociente Emocional), e como usar ele favoravelmente no ambiente de trabalho. Durante muito tempo, estas habilidades foram colocadas de lado, privilegiando sobre elas as hoje chamadas “Hard Skills”, que são as habilidades técnicas.

Foi a partir dos anos 90 que começou a se falar sobre as soft skills, e como elas querendo ou não estarão presentes no ambiente de trabalho e serão responsáveis por influenciar as tomadas de decisão nas equipes de projetos. De acordo com post no portal HSM, o quociente emocional está relacionado a diversas habilidades como empatia, liderança e otimismo das pessoas, questões diretamente relacionadas ao desempenho no trabalho e ao sucesso em projetos. E a diferença entre o Quociente de Inteligência (Q.I.) mais relacionado as Hard Skills e o Quociente Emocional (Q.E.) mais relacionado as Soft Skills está principalmente no fato de que o Q.E. pode ser desenvolvido e aperfeiçoado ao longo da vida, o que já não é a mesma coisa com o Q.I.

No entanto, apesar de toda a valorização feita as soft skills, o problema que se levanta ao falar delas é onde é feito o desenvolvimento das mesmas, em geral, elas não são desenvolvidas na escola, mas por meio dos relacionamentos ao longo das vivências que temos, o que gera em muitos casos o desenvolvimento de habilidades que ao invés e contribuir com o ambiente de trabalho, fazem o contrário. Sob esta perspectiva é que o Dennis E. Coates desenvolve seu artigo, fazendo uma abordagem sobre qual a melhor maneira de substituir hábitos não eficientes por outros eficientes e que venham agregar a instituição, seu artigo Peoples Skills Training está disponível em: www.praxisconsulting.org/PeopleSkills.pdf.

Sobre o Autor do Artigo: Dennis E. Coates, Ph.D. is CEO of Performance Support Systems, Inc., based in Newport News, VA. He coordinates research and development and provides strategic direction for the company. He is the author of 20/20 Insight GOLD, an award-winning 360º feedback system (www.2020insight.net). Denny is also the original author of MindFrames personality test and all of the MindFrames reports on www.Initforlife.com.

Tenham uma boa leitura!

::: Autor do post