Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Projeto-Exemplo | Exercício Prático Parte 2

22 09 2014

No post anterior, lançamos o desafio de um projeto-exemplo. O projeto consistia basicamente na realização da 1ª Semana de Doação de Sangue do Vale do Paraíba, devendo ocorrer em 5 cidades ao redor de São José dos Campos-SP. Ressalto, mais uma vez, que se trata de um projeto fictício, apesar de estarmos buscando o máximo de verossimilhança.

Confesso que me surpreendi com a quantidade de respostas (e também de perguntas) que recebi dos leitores. Gostaria de parabenizar a todos que enviaram seus termos de abertura e registros de stakeholders, estavam muito bons!

Termo de Abertura do Projeto

Documento que define os objetivos e resultados do projeto, criado pelo patrocinador.

Registro de Stakeholders

Consolida informações sobre as partes interessadas e seus interesses.

Lembramos que o objetivo do grupo de processos de Iniciação é encomendar, aprovar e iniciar formalmente o projeto. Para isso, devemos identificar sua necessidade ou justificativa e definir seus objetivos, bem como o escopo preliminar do projeto.

figura-4

Figura 1 – Processos do Guia PMBOK 5a edição.

O Termo de Abertura do Projeto escolhido foi feito pelo nosso leitor Edwillie Cardoso e está reproduzido no link a seguir. Será utilizado como base para o restante do nosso planejamento daqui para frente.

Nosso leitor Rafael Castanhagi também fez um ótimo TAP e um Registro de Stakeholders muito bacana, em parte reproduzido nas Figuras 2 e 3.Screen Shot 2014-09-22 at 10.02.06

Figura 2 – Identificação de stakeholders (contribuição de Rafael Castanhagi)

Screen Shot 2014-09-22 at 10.02.17

Figura 3 – Análise de stakeholders (contribuição de Rafael Castanhagi)

Nosso leitor Murilo fez outro trabalho muito interessante de análise de stakeholders, culminando no radar da Figura 4.

Screen Shot 2014-09-22 at 9.42.43

Figura 4 – Radar de stakeholders (contribuição de Murilo Maxwell)

Agora vamos iniciar o planejamento do nosso projeto.

O grupo de processos de planejamento tem como objetivo definir, refinar e detalhar quais serão as entregas do projeto e como elas serão produzidas. O Plano de Gerenciamento do Projeto (PGP) deve conter os requisitos, escopo, cronograma, orçamento e demais planos subsidiários. É importante que o PGP defina processos, ferramentas e responsabilidades também. Veja o post a seguir.

PLANO DE PROJETO NA PRÁTICA – COMO FAZER?

Neste link, temos modelos simplificados de documentos de projeto e do plano de gerenciamento do projeto para ajudar àqueles que necessitarem. Também vale a pena visitar o EscritoriodeProjetos.com.br.

Nos próximos posts, vamos elaborar o escopo, cronograma e orçamento do nosso projeto-exemplo.

Declaração de Escopo do Projeto

Documento que define e detalha todas as entregas do projeto.

Estrutura Analítica do Projeto (EAP)

Decomposição hierárquica das entregas do projeto, documento de apoio para o gerenciamento do escopo.

Dicionário da EAP

Descrição dos pacotes de trabalho da EAP, podendo conter informações técnicas, recursos, critérios de aceitação etc.

Peço que os leitores continuem enviando suas contribuições. Até a próxima terça-feira, aguardo suas EAP, Dicionário da EAP e Declaração de Escopo do Projeto (enviar para trentim@mundom.com.br). O melhor plano de gerenciamento do escopo, incluindo Declaração do Escopo, EAP e Dicionário da EAP, será publicado na próxima semana!

Além do plano de gerenciamento do escopo, na próxima semana vou dar dicas e descrever como seria o processo para criar o plano de gerenciamento do escopo e os demais documentos que compõem a linha de base do escopo. Escopo é uma área muito importante nos projetos. Ao final de todos os posts, vou disponibilizar o planejamento completo em .DOC e .PDF. Agradeço mais uma vez a participação de todos!

::: Autor do post