Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Rosalina – A Gerente de Projetos

28 02 2012
Tirinha sobre os Mandamentos da Gestão Sustentável

Tirinha sobre os Mandamentos da Gestão Sustentável

Uma boa recomendação para aqueles que estão montando seus treinamentos internos, ou estão procurando uma forma diferenciada de aprender a gestão de projetos é buscando maneiras que saim do modelo tradicional de estudar gestão de projetos, que é apostila e os livros, e migrar um pouco para maneiras mais lúdicas, que por vezes proporcionam um excelente aprendizado, sem se tornar cansativo. Em geral a rotina de quem trabalha com gestão de projetos já é bastante exaustiva, e quando falamos em aprender algo novo usando as mesmas técnicas de sempre, isto pode ser tornar pouco atraente, visto apenas como obrigação.

Neste sentido, os materiais desenvolvidos pelo Alonso Soler (@alonsosoler) sobre gestão de projetos tendo como eixo principal a Rosalina, que é uma Gerente de Projetos que tem twitter (@rosalinagp), facebook (facebook.com/rosalinagp), e ainda mantem um site com uma série de conteúdos gratuitos, e que trazem uma série de situações de ilustrações sobre gerenciamento de projetos, tendo abordado temas que vão desde a PERT, CCPM, Coaching, Caminho Crítico entre outros é uma excelente oportunidade de sair da rotina tradicional de aprendizado.

Os conteúdos dela estão disponibilizados em forma de tirinhas e vídeos, sendo que dos vídeos um deles aborda conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos ( logo abaixo), e  serve para introduzir a cultura de gestão de projetos entre equipes pouco experientes e o outro aborda gestão de projetos e sustentabilidade, trazendo o conceito de que a sustentabilidade precisa ser incorporada nos processos durante o planejamento, e não como uma medida de compensação. Todos eles estão disponiveis para download gratuitamente em: rosalina.com.br.

O último lançamento da Rosalina foi o de um vídeo, chamado “Rosalina e os 1001 Erros”, que surge para abordar, sempre de maneira lúdica, os principais erros  que acontecem nas obras devido a falta da cultura de gestão de projetos nas obras. Sendo apontado questões que beiram o absurdo no mundo de gerenciamento de projetos, mas que  acontecem ainda devido a falta de planejamento, situações como colocar um operador de MS Project como Técnico de Planejamento e delegar a gestão é conduzida ao famoso tocador de obras, que faz pouco do planejamento. Este último vídeo ainda não foi disponibilizado para download, por enquanto esta sendo exibido apenas com  a contratação da dinâmica . Quando disponibilizado nos comprometemos a trazer o link para vocês, mas por enquanto esperamos que façam um bom aproveitamento do material.

::: Autor do post