Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Estratégia, Programa e Portfólio

21 12 2011

A gestão do portfólio de projetos tem sido uma preocupação das empresas atualmente. Porém, nem sempre é dado o enfoque correto. Muitas organizações desejam balancear seus projetos e obter eficiência no uso dos recursos. Porém, este não é o único objetivo.

O objetivo principal dos projetos é materializar a estratégia. Os objetivos estratégicos de uma empresa estão relacionados com a missão e visão, uma idéia que conecta a capacidade e expertise da empresa com o posicionamento e cenário que se almeja obter.

Gerenciamento de projetos é o caminho para atingir essa visão (metas e objetivos) por meio da missão, com base nos valores da empresa [Trentim, 2011]. Consequentemente, a gestão eficaz do portfólio é indispensável para converter estratégias de negócios em resultados positivos de negócios.

Projetos para realizar a estratégia
Projetos para realizar a estratégia

A gestão de um programa está baseada em três pilares: gestão de benefícios, gestão de stakeholders e governança de programas. Já a gestão de um portfólio está dividida em governança corporativa de projetos e gerenciamento corporativo de riscos. A governança de programas visa a padronização e controle dos programas e projetos, enquanto a governança corporativa de projetos é mais ampla, compreendendo todos os aspectos de gestão de portfólio, programa e projetos relevantes de uma organização.

Dessa forma, um programa é responsável por materializar os benefícios propostos, devendo para isso coordenar os projetos e recursos pertencentes a ele, bem como as interfaces e dependências internas. É também função do programa lidar com os stakeholders internos e externos de cada projeto e do programa em si.

Já a gestão do portfólio é responsável por selecionar, priorizar e aprovar programas e projetos, alocando recursos para os mesmos. Portanto, o portfólio de projetos reflete o conjunto das iniciativas adotadas pela organização que potencialmente a conduzirão ao alcance dos objetivos e metas estratégicas.

Pirâmide estratégico-operacional
Pirâmide estratégico-operacional

 Portanto, observamos que os conceitos de programa e portfólio apresentam uma visão mais elevada no sentido estratégico-operacional do que os projetos. Programas devem ser direcionados por benefícios a médio prazo. Os portfólios estão relacionados com o suporte aos objetivos estratégicos de longo prazo

  • Programa: conjunto de projetos gerenciados de forma a obter benefícios que não seriam possíveis gerenciando-os individualmente.
  • Portfólio: conjunto de programas e projetos que suportam um objetivo estratégico.

::: Autor do post