Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Pesquisa sobre Stresse – Alguns Resultados

04 10 2012

Em Maio deste ano, promovemos em parceria com o Professor André Barcaui, uma pesquisa sobre como está o nível de estresse do gerente de projetos no Brasil: blog.mundopm.com.br/estresse, a pesquisa contou com a participação de 711 pessoas, e teve seu resultado publicado na edição de Ago./Set. da Revista Mundo PM.

Neste post, trazemos um pouco das constatações realizadas pela pesquisa, em especial alguns apontamentos de onde existe maior ou menor incidência do estresse, caso queiram ler o artigo na integra, é possível realizar a compra da revista pelo link: mundopm.com.br/destaquesEd46.shtml.

Sobre a pesquisa, dentre os respondentes, 76,93% foram homens e 23,07% mulheres, e apesar das mulheres serem minoria, quando comparada a média de ocorrência de estresse entre homens e mulheres, em média elas apresentam 2,08 vezes mais chances de sofrer com o estresse, constatação que surge corroborando com os dados da OMS, que estima que patologias ligadas aos estresse tem prevalência duas vezes maior em mulheres.

Quanto feita à comparação entre qual faixa etária existe maior incidência de estresse, identificou-se que  gerentes de projetos com menos de 50 anos tem 3,21 mais chances de estarem estressados, do que os acima desta faixa etária.

Tratando mais de questões ligadas a cuidados com o corpo, foi se feito o levantamento quanto à prática de exercícios físicos e a correlação destes com a incidência de estresse, tivemos as seguintes respostas: 44,59% declararam não praticar nenhuma espécie de atividade física, 28,69% praticam de um a duas vezes por semana, 21,52% de três a quatro vezes e apenas 5,20% praticam mais de quatro vezes, e a constatação é mais próxima ao senso comum, de que aqueles que praticam atividade física sofrem menos com o estresse, em uma razão 3,36 vezes menos.  A pesquisa também pode constatar que gerentes de projeto com uma alimentação saudável têm em média 2,28 menos ocorrências de estresse.

Dentre as áreas com maior onde existe a maior incidência da doença, a campeã foi a área de T.I., sendo que 50%  dos respondentes apresentaram o maior nível de estresse, a Engenharia foi segunda colocada com 42,86% dos engenheiros tendo reportado estarem estressados ou totalmente estressados.

Outro grupo onde a incidência de estresse é mais alta são os gerentes de projetos com 3 a 5 anos de experiência (48,18%) e entre os profissionais que trabalham mais de 8 horas por dia, sendo que profissionais que trabalham mais de 8 horas tem pelo menos 1,52 vezes mais chances de serem consumidos pelo estresse que aqueles que trabalham apenas 8 horas por dia.

Dentre os índices mais alarmantes da pesquisa, foram os indicadores quanto ao excesso de horas trabalhadas e a dimensão que o trabalho tem ocupado na vida do gerente de projetos, sendo que as seguintes afirmações foram selecionadas pelos respondentes: “eu frequentemente levo trabalho para casa à noite” (91%), “eu me pego pensando em problemas mesmo nas horas em que deveria estar relaxando”(84%), “tenho pouco tempo para outros interesses e hobbies fora do trabalho”(73%).

 Esperamos que estes dados o ajudem a mapear a sua rotina e se necessário propor melhorias. No próximo post, a ser publicado na próxima quinta-feira, descreveremos um pouco das recomendações  de intervenção primária e secundárias feitas pelo André Barcaui para combater o estresse.

Até lá,

 

 

::: Autor do post