Pense como um Gerente de Projeto
Amigos leitores, no último post, conversamos sobre Ética, um assunto extremamente importante em qualquer carreira profissional. Para aqueles que desejarem saber um pouco mais sobre Ética e a Complexidade Cultural, recomendo fortemente que assitam este vídeo.
Nesta semana, assisti a uma palestra do Sr. Te Wu, diretor do NYC Chapter, sobre o que é ser um gerente de projetos. Os desafios atuais demandam atenção para novas dimensões em projetos, incluindo o contexto organizacional, cultural, de mercado e relacionamentos externos. Alinhamento estratégico, gerenciamento de riscos e governança formam a sustentação de uma boa metodologia de gerenciamento de projetos, que precisa ser customizada para cada organização.
Figura 1 – Project management dimensions (WU, Te., 2013)
Entretanto, o que mais chamou a atenção foi o Sr. Te Wu dizer que não basta ter o conhecimento e as ferramentas nem a experiência em gerenciamento de projetos. Esse foi um ponto enfatizado repetidamente durante a palestra e eu concordo muito com ele.
Além da discussão em torno de stakeholders, ética e diferenças culturais, conversamos sobre a importância de estabelecer um mindset ou modo de pensar flexível e adaptativo para nos desenvolvermos na carreira de gerenciamento de projetos. Isto é, segundo Wu, é preciso pensar e sentir como um gerente de projetos, algo que envolve mais do que gerenciar a famosa tripla restrição (Veja esse .pdf – PM Tech).
Figura 1 – How to think like a project manager (WU, Te., 2013)
Em essência, gerenciar projetos hoje envolve complexidade, volatilidade e velocidade nas mudanças. Para lidar com esse novo ambiente, que já discutimos em alguns outros posts no Blog MundoPM, o Sr. Te Wu propõe que o gerente de projetos deve pensar e agir em seis principais vertentes:
- Balanço: envolve equilibrar as demandas conflitantes sob a perspectiva do que é melhor para o projeto como um todo, isto é, anlisar os trade offs à luz do resultado final.
- Trabalho em Equipe: são pessoas que executam o trabalho do projeto, o gerente é o maestro e líder. Sem a equipe, nada é possível de ser feito. Respeite as pessoas e obtenha o respeito delas, essa é a chave do sucesso.
- Pensamento Holístico: nenhum projeto está alheio ao seu ambiente. O contexto da organização envolve o projeto e tem grande influência sobre ele. É preciso compreender e analisar o projeto dentro da estratégia organizacional, considerando os fatores políticos, sociais e culturais da empresa.
- Visão Global: considera que o mundo está cada vez mais interconectado. Globalização já é um termo bastante surrado, mas a vigilância tecnológica e a inteligência de mercado são dois pontos bem importantes para boa parte dos projetos realizados atualmente no mundo.
- Realismo: seja realista, não seja excessivamente otimista nem pessimista. Bom planejamento e estimativas são um excelente começo. Obviamente, o plano é flexível e pode mudar. Às vezes, também é preciso ser cético. Confronte os problemas, issues, efetivamente. Não deixe os desvios se acumularem.
- Incentivos: é preciso conhecer bem seus stakeholders, suas expectativas e desejos, algo que discutivos em alguns posts anteriores.
Certamente, seguindo as orientações acima, você será capaz de gerenciar os principais aspectos do projeto sob as perspectivas de diferentes stakeholders. Além disso, cuidar da sua equipe é primordial. E as qualidades mais importantes de um líder são honestidade e respeito. Com isso, podemos construir uma reputação sólida, algo que é observado e testado pelos seguidores, equipe e demais stakeholders a todo tempo.
Continuando o assunto destes dois últimos posts, na próxima semana vamos falar de gerenciamento de aquisições e disputas contratuais. Quais são os tipos de contratos? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Quem são meus stakeholders? Como evitar disputas judiciais e outros problemas envolvendo contratação e aquisição em projetos? Não percam!