Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Não tem Tempo para Planejar o Projeto?

28 08 2014

Muitos alunos me perguntam se eu realmente uso todas essas ferramentas e melhores práticas que temos à nossa disposição para gerenciar projetos. A resposta é: “depende”.

Cada projeto é único, possuindo suas características e particularidades que precisam ser endereçadas. É responsabilidade do gerente do projeto escolher e definir quais processos, ferramentas e técnicas serão utilizados, bem como a estratégia do projeto.

É por isso que eu sempre digo: domine o máximo de metodologias, ferramentas e técnicas. Seja “proficiente” nas diferentes “línguas” de projetos (Guia PMBOK®, PRINCE2™, Scrum e outras). Você nunca sabe quando vai precisar de uma abordagem diferente.

A grande dificuldade que eu observo é que poucos estão realmente interessados em compreender os conceitos e teoria, dominar as ferramentas, técnicas e metodologias. Muitos profissionais querem “receitas de bolo” ou uma “bala de prata” que sirva para gerenciar todo e qualquer tipo de projeto. Isso não existe.

Outro dia estava conversando com um colega e ele dizia que a comunidade de gerenciamento de projeto atualmente está sofrendo de algum tipo de “narcisismo” em que as pessoas criam teorias, modelos e técnicas puramente “teóricas” e que não se aplicam à realidade. A minha opinião é que toda nova ferramenta ou modelo são válidos na medida da sua utilidade.

O problema é que as frases mais ouvidas nos círculos de projetos são “Não tenho tempo para planejar”, “As coisas aqui são diferentes” e “Isso não funciona na prática”.

A minha opinião é que “se funciona em algum lugar, pode funcionar aqui”. Basta encontrar o jeito certo, fazer as adaptações necessárias e compreender as condições de contorno.

Eu me lembro de um palestrante que, certa vez, estava fazendo uma apresentação sobre planejar e gerenciar projetos. Ele inicialmente repetiu as melhores práticas como fazer Termo de Abertura, depois Escopo Preliminar, Identificar Stakeholders, Coletar Requisitos, Criar EAP, Cronograma, Orçamento etc. Essas são as boas práticas de gerenciamento de projetos. No meio da palestra, ele disse “Vou falar a vocês a verdade, algo que nunca ninguém disse em uma palestra: nossos projetos não são assim. A verdade é que alguém do alto escalão da empresa tem uma idéia, então eles passam a bola para o gerente do projeto, dizendo que você tem 8 meses para acabar e R$500mil, nem um centavo a mais. O pobre gerente do projeto sai planejando de trás para frente e já começa a execução, tendo que administrar as mudanças e o caos. É por isso que os gerentes de projetos trabalham mais de 12h por dia. Podem se acostumar…”

O que você acha disso?

imgres

Se você realmente não tem tempo para planejar os seus projetos detalhadamente, ao menos faça o mínimo:

Siga também as dicas de como construir um bom cronograma e orçamento. E aprenda a utilizar um software de gerenciamento de projetos, como o MS-Project (Manual do MS-Project 2010 e Melhores Práticas do PMI®). Você vai conseguir planejar os seus projetos, eu garanto. Busque metodologias alternativas como One Page Project Manager e PM Canvas.

Adote uma postura mais proativa e busque sempre se aperfeiçoar. Isso, certamente, aumentará as chances de sucesso em seus projetos. Não aceita a realidade Dilbertiana que pregam por aí…

project_failure Dilbert-on-project-management

Nos próximos posts, vou desenvolver um exemplo simplificado de planejamento e gerenciamento de um projeto na prática. Se tiverem dúvidas ou sugestões, podem me enviar um email: trentim@mundopm.com.br. Até lá!

::: Autor do post