Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

IBM lidera o ranking americano de patentes pelo 20° ano consecutivo

10 01 2013

IBM lidera o ranking americano de patentes pelo 20° ano consecutivo

Pesquisadores da IBM registraram patentes em áreas-chave da tecnologia, como análise de dados, big data, cloud computing e mobilidade 

 

São Paulo – 10 Jan 2013: A IBM (NYSE: IBM) anuncia hoje sua liderança no ranking de registro de patentes, pelo 20º ano consecutivo, atingindo recorde de 6.478 patentes em 2012 com invenções que permitirão avanços fundamentais em áreas-chave do mercado de tecnologia, como análise de dados, Big Data, segurança de sistemas, computação em nuvem, mobilidade e redes sociais, além de soluções focadas nos setores varejista, financeiro, de saúde e transporte. As invenções patenteadas também significam um importante avanço na transformação da computação, conhecida como era de sistemas cognitivos.

A conquista do recorde em patentes foi possível graças ao trabalho dos mais de 8.000 inventores da IBM de 46 estados dos Estados Unidos e de outros 35 países, incluindo o Brasil. Pesquisadores que residem fora dos EUA contribuíram com cerca de 30% do montante alcançado em 2012. De 1993 a 2012, os inventores da IBM registraram mais de 67 mil patentes somente nos Estados Unidos.

“Estas duas décadas de liderança em patentes nos Estados Unidos demonstram o compromisso de um século da IBM com pesquisa e desenvolvimento. Este recorde é a concretização da dedicação da empresa à inovação, que conta com investimento anual de cerca de US$ 6 bilhões, essencial para nossos clientes, nossa companhia e para o mundo”, diz José Carlos Duarte, CTO da IBM Brasil.

A produção recorde de patentes da IBM em 2012 inclui invenções que estão redefinindo a maneira como as companhias aplicam a tecnologia no atual contexto de um Planeta Mais Inteligente (Smarter Planet), constituindo as bases para a nova era de sistemas cognitivos. Algumas das invenções interessantes e importantes do total de patentes da IBM em 2012 incluem:

  • Sistema e método para proporcionar respostas a perguntas: Esta invenção patenteada foi implementada no sistema IBM Watson e descreve uma técnica que permite a um computador captar uma pergunta em linguagem natural, entendê-la detalhadamente e dar uma resposta precisa à pergunta.
  • Sinapse de aprendizagem eletrônica com plasticidade atrelada ao tempo dos potenciais pré e pós-sinápticos (STDP), utilizando elementos de comutação de memória unipolar: Esta patente se relaciona com algoritmos e circuitos para imitar de forma eficiente a função de aprendizagem das sinapses do cérebro. A IBM está trabalhando em um projeto de computação cognitiva chamado Neuromorphic Adaptive Plastic Scalable Electronics (SyNAPSE), que emula as capacidades de percepção, ação e cognição do cérebro, enquanto consome menos ordens de magnitude de potência e volume sem programação.
  • Sistema e método para otimizar o reconhecimento de parâmetros não gaussianos: Esta patente descreve uma técnica para tratar e reconhecer padrões em conjunto de Big Data, como a compreensão de frases faladas ou o processamento de dados de satélite, para predizer a localização de engarrafamentos de trânsito.
  • Métodos, sistemas e produtos de programas de computação para sintetizar informação de procedimentos médicos em bancos de dados de atendimento de saúde: Esta invenção descreve uma técnica que permite aos profissionais de saúde ter acesso e analisar com mais eficiência dados médicos e históricos clínicos armazenados em múltiplas fontes diferentes de dados, melhorando sua capacidade de pesquisar, diagnosticar e tratar problemas de saúde.
  • Modelagem de implementação simplificada de aplicativo dinâmico em ambientes de centro de processamento de dados: Estas invenções patenteadas descrevem um Entorno Definido por Software composto por uma plataforma de modelagem para definir componentes de aplicativos com seus requisitos e características, e um sistema de orquestração inteligente para implementar, atualizar e administrar de forma dinâmica cargas de trabalho. As invenções permitem à família de produtos IBM PureSystems utilizar padrões que agilizem a implementação e otimizem a gestão do ciclo de vida de cargas de trabalho.
  • Redução do consumo de energia em um ambiente de computação em nuvem: Esta invenção descreve uma técnica que permite o uso mais eficiente e efetivo dos recursos de computação em nuvem, com a consequente redução e minimização do consumo de energia.
  • Fabricação de substrato ultrafino utilizando spalling de substrato induzido por pressão – Esta patente descreve um método de baixo custo para fabricar uma nova classe de materiais semicondutores flexíveis que poderão ser aplicados em produtos ultrafinos, de peso leve, e utilizados em uma ampla gama de tecnologias como biomedicina, segurança e iluminação.
  • Viabilização de um conjunto de códigos de acesso através de um dispositivo – Esta invenção é baseada num método para validar e recuperar códigos (válidos apenas por um período muito curto) que visam melhorar a segurança do sistema através de uma rede móvel (por exemplo, SMS), por meio de um canal encriptado a partir de um servidor seguro, permitindo, por exemplo, completar uma transação segura ou realizar operações de login seguro num telefone móvel.

 Clique aqui para visualizar o gráfico com os Líderes de patentes nos Estados Unidos em 2012*

* Dados proporcionados por IFI CLAIMS Patent Services

::: Autor do post