Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Gerentes de Projetos no Circo

20 06 2013

Já vi várias analogias de gerentes de projetos e maestros, entre outras. Imagino que você também. Podemos aprender muita coisa fazendo benchmark entre diferentes áreas. Podemos aprender sobre liderança a partir dos estrategistas militares e grandes generais (Lições de Sun Tzu na Gestão de Projetos, PMI-SP), coordenação e integração com as orquestras (assista aqui a apresentação de Italy Talgam, no TED – fantástico!)…

O que eu ainda não havia visto eram analogias envolvendo gerenciamento de projetos e circo. Piadinhas à parte, li um post muito bacana, When Project Managers join the Circus, pouco antes do VIII Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. Coincidentemente, um dos keynote speakers era Sylvain Gauthier, PMO do Cirque du Soleil. Daqui a pouco vou falar mais sobre a apresentação do Sylvain.

megaeventoGrandes eventos e mega-eventos são projetos. Exigem um planejamento e organização enormes. Mesmo que um show do Paul Mccartney tenha apenas uma duração aproximada de 2h, a preparação começa muito antes. É um projeto que envolve vários stakeholders (autoridades locais, Prefeitura, Polícia, Bombeiros, logística etc). Para vocês terem uma idéia, ouçam neste link um podcast do Ricardo Vargas sobre o show do Paul Mccartney e faça o download da EAP proposta.

O fato é que gerenciar eventos é diferente de gerenciar outros tipos de projetos, como projetos de engenharia e TI, por exemplo. Na palestra do Sylvain, sobre gerenciamento de projetos no Cirque du Soleil, ele enfatizou os aspectos mais importantes para gerenciar projetos de criatividade e de inovação. Sylvain afirma que é preciso um novo perfil de gerentes de projetos para enfrentar os desafios atuais.

gpdusoleilEm especial, no gerenciamento de projetos de conteúdo criativo e projetos de inovação, as habilidades humanas ganham uma relevância ainda mais especial. Isto é, as soft skills de que tanto falamos são um fator crítico de sucesso nestes projetos. Liderança, comunicação e inteligência emocional são capacitações dinâmicas que todo profissional deve desenvolver e aprimorar constantemente. Em projetos cujo escopo e conteúdo não são bem definidos, faz-se necessário empregar muito gerenciamento de stakeholders. Sylvain resume as habilidades do GP em:

  • Seja flexível, adapte-se às condições;
  • Faça o melhor que puder com aquilo que tem;
  • Ouça, ouça, ouça;
  • Dê autonomia; e,
  • Mantenha o foco.

Avançando um pouco mais com a nossa analogia entre Circo e projetos, eu acrescentaria que, em gerenciamento de projetos:

  • Todo mundo tem um trabalho a fazer – as pessoas da equipe são importantes e cada uma delas é capaz de contribuir. Não devem existir pacotes de trabalho sem pessoas para executá-los. Também não deve haver pessoas na equipe que não estão envolvidas em trabalho algum do projeto. No circo, cada integrante tem seu papel e é responsável por ele.
  • O gerente é o responsável final – participação e autonomia são ingredientes poderosos para uma equipe de alta performance, entretanto, o gerente deve sempre saber que ele é o responsável. Não se delega responsabilidade. O gerente deve manter o foco e remover os obstáculos para que a equipe chegue aos objetivos do projeto. O dono do circo não pode passar a responsabilidade do andamento dos shows para os palhaços…
  • Errar é humano – perfeição é resultado de muita preparação. Autonomia implica que as pessoas irão errar. É preciso direcioná-las para aprender com os erros. No circo, os artistas treinam duro todo dia… e erram até descobrir a melhor maneira de realizar a performance. Se eles não pudessem errar, provavelmente os espetáculos seriam medíocres.
  • Prazos são importantes – em especial, considerando projetos de eventos. Não é possível chegar no dia e horário do Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil e dizer que não vai acontecer porque faltou recapeamento na pista… No circo, o show tem hora para começar, mesmo que não esteja tudo pronto, faça acontecer. Priorize. Busque o mínimo produto viável.
  • Não acaba até terminar – enquanto o show não chegar ao fim, todos precisam dar o seu melhor. Assim é no circo, assim deve ser nas equipes de projetos. Um dos grandes causadores de fracasso nos projetos é o ritmo. Precisamos manter um ritmo de trabalho estável. Trabalhar demais e depois ter momentos de inércia é ruim… mantenha um nível de energia constante na equipe.

Interessou-se pelo Cirque du Soleil? Veja aqui as vagas, incluindo gerentes de projetos, para trabalhar lá. Na próxima semana, vamos conversar sobre Gestão do Conhecimento, passando pela Gestão das Informações e Gestão das Competências. Não perca!

::: Autor do post