Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Gerenciando Stakeholders e Riscos

18 04 2013

Ao longo de nossas carreiras em projetos, seja gerenciando-os ou como parte das equipes, enfrentamos diversos desafios, que podem ser enxergados como oportunidades ou como ameaças. Em especial, o relacionamento com os stakeholders do projeto costuma ser uma área bastante sensível e que, portanto, traz enormes riscos aos projetos. O grande problema, na minha opinião, é que os stakeholders são muitas vezes vistos como inimigos pelo gerente do projeto e sua equipe.

“Esse cliente não sabe o que quer, fica solicitando mudanças a toda hora…”, “O patrocinador é um cara muito ausente…”, “Fulano, gerente funcional da área X, não sabe de nada e fica dando palpite no projeto…”, “O fornecedor Y é muito enrolado! Não entregam nada certo… e ainda por cima atrasado!”. Essas são frases muito comuns, você já deve ter ouvido muitas delas, entre outras, e suas variações, certo? O problema está sempre no outro. Felizmente, essa cultura está mudando.

As empresas de sucesso, os gerentes e equipes de sucesso, compreendem a importância do envolvimento, engajamento e comprometimento dos stakeholders. Para isso, é necessário se colocar no lugar deles e responder à pergunta “What´s in it for me?” ou “O que eu ganho com isso?”. Do ponto de vista de um gerente de produção, ele pensaria “Tudo bem, vocês querem fazer um upgrade do sistema. Mas por que? O que isso vai trazer de benefícios?”

O projeto precisa responder essa pergunta, “O que eu ganho com isso?”, individualmente para cada grupo de stakeholders, ao menos para os mais importantes. E cada um desses stakeholders (ou grupos) possui interesses diferentes. Quando os convidamos a conhecer o projeto e opinar sobre seus objetivos e resultados, a aceitação é muito maior. Eles começam a compreender as soluções de compromisso, balanceamento e trade-offs que o projeto enfrenta. Consequentemente, eles passam a fazer concessões e também a contribuir com novas idéias e abordagens para atingir os melhores resultados do ponto de vista da empresa.

00101405101_lrgEu, particularmente, tenho uma preocupação grande com gerenciamento de stakeholders (Managing Stakeholders as Clients, PMI 2013). Acho importante o crescimento do interesse nessa área e acredito que os profissionais devem investir no conhecimento da teoria de stakeholders, métodos, ferramentas e técnicas de gestão dos stakeholders. Felizmente, não estamos sozinhos. O Project Management Institute incluiu uma nova área do conhecimento na 5a. Edição do Guia PMBOK para tratar de Gerenciamento de Stakeholders. Embora existam críticas e controvérsias sobre os processos, é indiscutível a importância dessa área e da sua criação.

Seguindo essa linha, a edição n.50 da Revista MundoPM traz artigos de renomados profissionais, pesquisadores e professores sobre abordagens contingênciais e sistêmicas, complexidade e gerenciamento de stakeholders. Afinal, nossos projetos estão se tornando cada vez mais desafiadores em um ambiente de mudanças e velocidade.

revista_ed50

Além disso, no dia 27 de maio, teremos um Workshop sobre Stakeholder Management em São Paulo. Um workshop com abordagem de sistemas complexos aplicado ao gerenciamento de stakeholders.

Nos próximos posts, vamos discutir um pouco da teoria de stakeholders associada também a ferramentas de gerenciamento de riscos com o objetivos de propor maneiras diferentes que possam trazer resultados melhores para os nossos projetos. Enquanto isso, leiam esse post sobre Engajamento de Stakeholders. Até lá!

::: Autor do post