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::: Blog MPM

Gerenciamento de Recursos Humanos em Projetos

20 03 2014

“Esta é a história de quatro pessoas chamadas Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém. Era um importante trabalho a ser feito e Todo Mundo foi designado para fazê-lo. Todo Mundo tinha certeza que Alguém iria fazê-lo. Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez. Alguém ficou furioso pois o trabalho era de Todo Mundo . Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém percebeu que Todo Mundo não o faria. No final, Todo Mundo culpou Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito.”

Já ouviu essa história? O trabalho do projeto é realizado pela equipe. O gerente é muitas vezes comparado ao maestro de uma orquestra (Veja esse video: Lead Like the Great Conductors). Ou seja, o gerente-maestro precisa da equipe para realizar o concerto ao mesmo tempo em que a equipe precisa ser afinada e direcionada para um bom concerto. Além disso, o gerente-maestro precisa identificar os talentos diferentes e os colocar nas atividades e posições corretas.

Analogamente, o Gerenciamento dos Recursos Humanos inclui contratação, designações, treinamentos, desenvolvimento da equipe, recompensas e outros aspectos relevantes da gestão de pessoas no projeto. Esses processos asseguram que os recursos humanos serão utilizados de modo efetivo e eficaz ao longo do projeto, obtendo a máxima performance por meio da designação das pessoas certas nas funções adequadas.

Lidar com pessoas exige uma grande capacidade de comunicação e negociação do gerente do projeto, uma vez que é preciso compreender as necessidades individuais. O gerente do projeto precisa balancear seu comportamento entre líder e gerente para administrar e orientar a equipe do projeto.

Pense como um Gerente de Projetos. A equipe consiste de pessoas com papéis e responsabilidades designadas para a conclusão do projeto. As quantidades e qualidades dos recursos humanos podem variar ao longo do projeto, conforme a necessidade. Embora as responsabilidades e papéis dos membros da equipe sejam especificados e designados previamente, é importante que todos participem (ou ao menos tomem conhecimento) dos processos de planejamento e acompanhem o andamento do projeto. O envolvimento da equipe toda desde as fases iniciais do projeto agrega conhecimentos e fortalece o comprometimento, Motivando e Mantendo Informada a Equipe do Projeto.

O gerente do projeto deve trabalhar melhor as competências dos membros do time de projeto e orientar o desenvolvimento da equipe. Ele deve incluir um sistema de reconhecimento e recompensas no plano de gerenciamento dos recursos humanos e planejar as atividades de desenvolvimento da equipe antecipadamente, assim como prever as necessidades de treinamento e capacitação individuais. Gerenciar recursos humanos inclui ainda:

  • conhecer e influenciar os fatores de recursos humanos que podem impactar o projeto, incluindo ambiente, localização, comunicações, questões culturais, políticas internas e outros fatores que possam alterar o desempenho do projeto;
  • zelar para que todos os membros da equipe tenham comportamento ético.
  • Interações do Gerenciamento dos Recursos Humanos com os demais processos de gerenciamento do projeto:

As definições de quantidade e qualificações de pessoal dependem da linha de base de escopo do projeto e da lista de atividades, bem como seus atributos, desenvolvida e atualizada nos processos Definir Atividades e Estimar Recursos das Atividades;

A inclusão de membros adicionais ao longo da execução do projeto, após a mobilização e formação da equipe do projeto, cria riscos ao projeto (experiência, qualificações, aspectos pessoais e de trabalho em equipe, integração);

As durações e outras estimativas do trabalho e das atividades podem necessitar de revisão após a designação de novos membros da equipe.

Agora vamos aos processos de gerenciamento dos recursos humanos, de acordo com o Guia PMBOK® 5a edição.

9. RECURSOS HUMANOS

Figura 1 – Processos de Gerenciamento de Recursos Humanos

9.1 Planejar gerenciamento dos recursos humanos (recursos humanos)

  • Identificar e documentar os papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, resultando na criação de um plano de gerenciamento de pessoal.

9.2 Mobilizar equipe do projeto (recursos humanos)

  • Confirmar a disponibilidade de recursos humanos e obter a equipe necessária para do projeto.

9.3 Desenvolver equipe do projeto (recursos humanos)

  • Melhorar competências e interação entre os membros da equipe do projeto.
  • Desenvolver e aprimorar a performance da equipe.

9.4 Gerenciar Equipe do Projeto (recursos humanos)

  • Acompanhar desempenho dos membros e da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do trabalho.

9. RECURSOS HUMANOS-extFigura 2 – Entradas, Ferramentas e Técnicas, Saídas

Você sabe aplicar bem esses processos, suas ferramentas e técnicas? Será que esses processos funcionam mesmo? O que mais precisamos saber para gerenciar pessoas? Vamos conversar sobre esses assuntos nos próximos posts. Não percam!

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