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Gerenciamento de Projetos Culturais baseado em Competências : Um Exemplo no SESC da Esquina

22 03 2012

Pouco explorado no contexto de gerenciamento de projetos, por uma série de fatores que não nos cabem analisar neste momento, a gestão de projetos culturais ainda carece de muita profissionalização, e muitas vezes a não profissionalização acaba por redundar na falta de prioridade nos investimentos por parte do poder público.

Sob esta perspectiva, estamos dando destaque hoje ao trabalho do Estuardo José Calderón Scheel,  desenvolvido por ocasião na UNIFAE em Curitiba como um trabalho de conclusão de curso no Bacharelado em Administração de Empresas no Brasil e Diplom-Betriebswirt pela FH-Münster na Alemanha. Que teve como objeto de estudo a gestão de projetos culturais, e apontamentos sobre como tornar o setor mais projetizado. Sua principal referência no desenvolvimento deste trabalho é o modelo de gestão baseado no IPMA, que é feito por competências e sempre levando em consideração o contexto.

Em seu trabalho, o mesmo aponta para uma situação muito corriqueira, onde em muitos casos o “Gerente de Projetos” é o próprio artista, que apesar de muito criativo, não tem o savoir faire, o que em muitos casos acaba fazendo com que  trabalhos que poderiam ser brilhantes, não existam além do pensamento de quem o concebeu.

De acordo com o livro “O que é Cultura” , a mesma se define como:

A cultura é um bem imaterial que nasce das mentes pensantes de um povo livre, toda produção cultural, deve por excelência, ser um ato de vontade, portanto um ato de liberdade. (FEIJÓ, 1996, p. 122)

Neste sentido, profissionalizar a cultura é certamente um esforço que contribui com todo o desenvolvimento da nação, o que é justamente o proposto no trabalho, que teve como proposta definir o modus operandi, para em momento seguinte aplicar técnicas de gestão de projetos e mensurar sua eficácia. O estudo foi desenvolvido tendo como base as atividades do SESC da Esquina em Curitiba, tendo durante o próprio estudo já inspirado outras unidades do SESC a começar a adotar modelos de avaliação e medição dos projetos. Para acessar a monografia, clique aqui.

Referência: ipmabrasil.org

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