Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Engenharia de Sistemas

04 04 2012

Para quem não sabe, o PMI (Project Management Institute) e INCOSE (International Council of Systems Engineering) fizeram uma parceria (aliança estratégica) para alinhar seus padrões no sentido de obter melhores resultados em projetos e programas.

Nas palavras de Mark Langley, CEO e presidente do PMI:

“Quando pensamos no sucesso das organizações, o todo é a soma das partes. Nossa (PMI) aliança com o INCOSE irá ajudar gerentes de programas e engenheiros de sistemas – elementos críticos das organizações, estratégica e operacionalmente – unir e alavancar suas forças para entregar melhores resultados em programas. Além disso, irá favorecer novos conjuntos de habilidades, conhecimentos e oportunidades de networking entre as associações, ampliando o crescimento profissional.“

Por sua vez, Samantha  Robitaille, presidente do INCOSE, complementa:

 “Em um ambiente de crescente complexidade, as organizações enfrentam enormes desafios na criação de sistemas que atendam especificações de performance, tempo e custo. Trabalhando com o PMI, nós (INCOSE) temos o potencial de melhorar significativamente a performance desses programas complexos estabelecendo um trabalho em equipe que irá beneficiar não apenas os membros de ambas as associações, mas também as demais organizações e stakeholders.“

Eu, particularmente, gostei bastante quando esta aliança estratégica foi anunciada. E espero ver bons frutos dela. Mas, qual é a diferença entre gerenciamento de projetos / programas e engenharia de sistemas?

 O gerenciamento de projetos, tradicionalmente conhecido por nós, procura reunir e sistematizar um guia de melhores práticas para os processos orientados ao projeto (gerenciamento). São os management-oriented processes que aparecem no Guia PMBOK.

O Guia PMBOK ressalta a diferença entre ciclo de vida do projeto e ciclo de vida do produto, uma distinção importante. E também menciona os product-oriented processes, que seriam aqueles orientados à construção ou desenvolvimento do resultado do projeto. Esses processos dependem da indústria: processos para a construção de um prédio, processos para o desenvolvimento de um software, processos para a modernização de um sistema de controle de tráfego…

Os processos orientados ao produto são, em geral, métodos, ferramentas e técnicas baseados em teorias, de engenharia por exemplo. São bastante específicos e particulares. Mas onde entra, então, a engenharia de sistema?

Engenharia de sistemas é uma abordagem de engenharia colaborativa e multidisciplinar para desenvolver, evoluir e verificar uma solução sistêmica que satisfaça os stakeholders ao longo de seu ciclo de vida. [IEEE Std 1220, 1994, adaptado].

O foco da engenharia de sistemas, portanto, está numa camada entre os processos de gerenciamento de projetos e os processos orientados ao produto. Isto é, a engenharia de sistemas procura definir um conjunto de melhores práticas em como definir e desenvolver qualquer tipo de sistema, considerando todo o seu ciclo de vida.

Assim como o PMI possui o Guia PMBOK, o INCOSE tem o padrão Systems Engineering Handbook – A Guide for System Life Cycle Processes and Activities. Os processos de engenharia de sistemas, na minha opinião, complementam os aspectos de gerenciamento de escopo de forma bastante mais completa que o PMI. Falaremos sobre isso e apresentaremos mais sobre engenharia de sistemas nos próximos posts. Não perca!

Para aqueles que desejarem saber mais sobre o INCOSE e se associar, visitem www.incose.org. O Brasil se encaixa na categoria Development Country, concedendo um desconto para associação.

No Brasil, possuímos um Emerging Chapter já em funcionamento, que vou apresentar a vocês na próxima semana.

::: Autor do post