Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Método DICE Score

26 06 2013

Algum tempo atrás, conversamos um pouco sobre projetos problemáticos e sugestões de como os recuperar. Neste post, vamos apresentar resumidamente o método DICE Score, inventado pelo Boston Consulting Group. Trata-se de um modo de avaliar a probabilidade de sucesso em projetos e programas, baseando-se em critérios objetivos. Embora o método DICE seja mais direcionado a projetos de mudança organizacional (Change Management), pode ser aplicado a quaisquer outros projetos.

DICE é o acrônimo para:Captura de Tela 2013-06-23 às 17.13.02

  • Duration (Duração) – intervalo entre marcos (milestones) e periodicidade do acompanhamento
  • Integrity (Integridade) – habilidade da equipe em executar o projeto e a capacidade da organização para concluir um projeto no tempo
  • Commitment (Comprometimento) – compromisso da organização em apoiar o projeto / programa, níveis de apoio
  • Effort (Esforço) – quanto esforço vai exigir a implementação (acima e além do usual)

É possível utilizar a calculadora DICE Score para calcular a chance de sucesso dos seus projetos. A calculadora também sugere quais seriam maneiras de aumentar a chance de sucesso.

Captura de Tela 2013-06-23 às 17.14.41

Figura 1 – DICE Score calculator


Captura de Tela 2013-06-23 às 17.21.37

Figura 2 – Exemplo de projeto

Captura de Tela 2013-06-23 às 17.26.49

Figura 3 – Sugestões para aumentar a probabilidade de sucesso

Projetos são cada vez mais complexos, de alto risco e sujeitos a maior volatilidade. Não é a toa que as taxas de fracasso são bastante grandes. E se pudéssemos minimizar o risco de fracasso? Essa é a idéia por trás do método DICE score. Eu, particularmente, costumo utilizar a pontuação do DICE Score e a calculadora disponibilizada pelo BCG. Vale a pena pesquisar mais sobre assunto. Na próxima semana, voltaremos a conversar sobre gestão da inovação, capacidades dinâmicas e outros assuntos interessantíssimos relacionados ao gerenciamento de projetos! Não percam.

::: Autor do post