Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Como está sua saúde? #CorreGP !

26 12 2012

Amigos gerentes de projetos, saúde é algo muito importante. Todos sabemos disso. O problema é que muitas vezes não temos tempo (olha a priorização!) para cuidar de nós mesmos. Pensando nisso, nosso amigo Paulo Ferreira (@paferreira) e eu resolvemos escrever alguns posts sobre esportes, saúde e… gerenciamento de projetos. Desta forma, podemos unir o útil ao agradável.

Chamou-nos muito a atenção as pesquisas de stress realizadas pelo Prof André Barcaui, cujos resultados foram publicados nas edições 44 e 46 da Revista Mundo PM. Além disso, tivemos alguns posts falando de stress e qualidade de vida aqui no Blog.

 

Aproveitando o clima de Ano Novo (e vida nova), gostaríamos de convidá-los ao desafio #CorreGP (que também pode ser #caminheGP ou ao menos #façaalgumaatividadeGP! – o importante é cuidar da saúde). Eu (@mariotrentim) e o Paulo (@paferreira) vamos correr a São Silvestre 2012 e gostaríamos de convidar todos vocês para nos unirmos em uma grande equipe #CorreGP. Provavelmente, em 2013 teremos muito mais adeptos.

Pesquisando na internet, encontramos vários usos do gerenciamento de projetos aplicado aos esportes (Veja Alonso Soler – Corrente Crítica na São Silvestre). Pode parecer uma simples brincadeira, mas é algo muito bacana. Planejar adequadamente nos motiva a executar bem. Um outro caseinteressante é o método Atleta Corportativo (D´Elia).

Em alguns posts seguintes, conversaremos sobre a prática de esportes, planejamento, saúde e o equilíbrio pessoal. Eu (Mário) li recentemente um livro muito bom que recomendo a todos: O Jeito Harvard de Ser Feliz (Schawn Achor – video da apresentação em TED Talks). Trata-se de um livro fantástico, escrito de forma fluente e bem humorada, mas que possui uma base de pesquisa e ciência bastante sólida. Não é um simples livro de auto-ajuda com opiniões, sugestões e “melhores práticas” para ser feliz. Schawn é um pesquisador que nos traz comprovações de coisas que nos parecem óbvias sobre a felicidade, mas também traz a refutação de mitos e falsas verdades. É um livro que eu recomendo a leitura, assim como dois outros livros extremamente interessantes, também de pesquisadores e bases sólidas: Motivação 3.0 (Daniel Pink) e O Paradoxo da Escolha (Barry Schwartz).

Voltando ao livro do Schawn Achor, sobre o qual vou falar mais em um post futuro, ele menciona o efeito do que ele chama de “energia de ativação”. É a inércia que precisamos vencer para mudar nossos hábitos que exige esforço, energia. Porém, a mudança (change management) não pode ser brusca, imposta nem dolorosa. Isso vale tanto para organizações quanto para nós, pessoalmente. Os velhos hábitos não podem simplesmente ser destruídos e substituídos por novos. As coisas novas devem se integrar ao que existe, permitindo uma transição suave e duradoura. Por que estou falando isso? Porque não é possível sair do sedentarismo e correr uma maratona do dia para a noite. As nossas atitudes são pequenas vitórias que somadas resultam em hábitos que podemos reforçar e os tornar costumes. Ao menos siga um treinamento adequado, como os propostos por Hal Higdon, tenha disciplina e, principalmente, paciência.

Para conseguir uma mudança na sua vida, você precisa compreender o “sistema”. Sistemas, em poucas palavras, são conjuntos de coisas (partes, subsistemas) que funcionam juntos (coordenadamente) para produzir algo, ou seja, todo sistema tem uma finalidade, que não pode ser alcançada pelas partes isoladamente. Nós somos “sistemas”, temos nossas motivações e finalidades. Quando algo não se encaixa em nosso estilo de vida ou não faz sentido, a nossa reação é contrária (Princípio de Le Chatelier – “o sistema se desloca no sentido de contrariar a alteração a que foi sujeito”). Para vencer as nossas próprias barreiras às mudanças que nós mesmos desejamos em nossas vidas, Schawn Achor propõe reduzir a energia de ativação ao máximo. Por exemplo, se você deseja começar a correr ou caminhar pela manhã, por que não dormir pronto (ou semi-pronto)? Durma com seu short de corrida, deixe a meia e o tênis ao lado da cama… basta acordar, terminar de se vestir e sair para correr! Schawn menciona uma passagem muito interessante no livro. Ele queria tocar violão, criou um cronograma e colou na parede. Ao final de 30 dias, ele estava frustrado, não tinha cumprido nem metade dos dias de prática. Então, ele decidiu retirar as pilhas do controle remoto da televisão e desligou os fios da TV a cabo, de modo que ele teria que chegar, ligar e se levantar do sofá toda vez que quisesse mudar de canal. Colocou o violão no sofá. E passou a tocar todos os dias!

Essa é a última semana do ano de 2012. Muitos de nós, provavelmente, estamos revendo nosso ano de 2012 com um certo ar de frustração porque repetimos as mesmas coisas de 2011. Olhando para 2013, estamos fazendo as mesmas promessas de antes, já sem muito ânimo… Por que? Falta auto-conhecimento, estratégia e planejamento pessoal, assuntos que farão parte dos nossos posts futuros. Afinal, se conseguimos gerenciar projetos de US$ milhões, equipes de centenas de pessoas e realizar / participar do planejamento estratégico de mega-organizações, por que não podemos aplicar essas ferramentas às nossas vidas pessoais? Não percam os próximos posts em 2013!

Grande abraço, Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso para todos vocês.

::: Autor do post