Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Nova Certificação: Profissional em PRINCE2

01 03 2012

Tradução livre de: www.pmhut.com/new-prince2-certificate-launched

Em janeiro deste ano, o APMG lançou uma nova certificação chamada Profissional em PRINCE2. Certificação destinada para aos profissionais já certificados Practitioner em PRINCE2 que tem anos de experiência no uso correto do método, e ajuda a qualificar quem realmente entende do método.

Atualmente, para obter uma das duas certificações para da PRINCE2 (Foundation e os níveis de Practitioner) os candidatos precisam passar por um exame, que atesta se o candidato entende dos templates.  Já certificação Profissional em PRINCE2 é avaliado de uma forma bastante diferente. Os candidatos precisam comparecer a um evento de dois dias presencial. Durante seu tempo no curso eles trabalham em grupos através de uma série de estudos de caso em projetos. Os avaliadores monitoraram seu desempenho, e avaliam os participantes com uma série de critérios.

Neste novo método de avaliação de competência é uma adição bem-vinda para as certificações PRINCE2. Uma crítica válida de PRINCE2 costumava ser a sua confiança na avaliação do exame. Em meus próprios PRINCE2 cursos que eu já vi recém-licenciados, perito em fazer testes, mas com pouca experiência empresarial, superam os participantes mais velhos, que têm claramente um conhecimento mais prático. A certificação Profissional PRINCE2 traz  incorpora em seu método de avaliação funções similares ao seu maior concorrente, o Project Management Institute, que insiste em três anos de experiência antes que o candidato obtenha a sua certificação PMP.

Como os cursos da Fundação e Practitioner, os eventos  para certificação do Profissional em PRINCE2 será executado pela APMG e empresas de formação credenciadas(ATO). Você pode encontrar uma lista de ATO no site do APMG. No entanto, como o certificado só recentemente lançado, a maioria dos ATO ainda estão produzindo seus eventos.

Preparar-se para o evento Profissional em PRINCE2 envolve conhecimento completo do manual de aprendizagem PRINCE2. O participante deve garantir que eles entendem as idéias do PRINCE2 sobre as dezenove áreas de competência, que são monitorados pelos avaliadores. Estas são:

  1. Preparando a descrição do produto do projeto
  2. Preparar o Business Case esboço
  3. Projete o projeto estrutura da equipe de gestão
  4. Adaptar estratégias corporativas
  5. Execute produto baseado em planejamento
  6. Aplicar o procedimento de gestão de risco
  7. Aplicar o procedimento de gestão de comunicação
  8. Planejar o projeto
  9. Refine o Business Case
  10. Preparar o Plano de Benefícios comentário
  11. Preparar um relatório de estágio final
  12. Captar as lições aprendidas
  13. Prepare um pacote de trabalho
  14. Aplicar o problema e mudar procedimento de controlo
  15. Planejar e conduzir a um processo de encerramento do Projeto
  16. Preparar Relatório de Projeto Final (incluindo um Relatório de Aulas)
  17. Habilidades interpessoais
  18. Gerenciar o desempenho da equipe
  19. Gerenciar próprio desempenho

O que eu sugeriria também como forma de preparação é refletir sobre a sua experiência de projeto próprio e pensar sobre como você aplicou cada uma das áreas de competência. Mesmo que não tenha utilizado Prince 2 em seus projetos, você  será capaz de pensar sobre como, por exemplo, a gestão de risco ou a gestão da comunicação foi abordado. Vinculando teoria à aplicação pragmática, o que lhe ajudará no   frame direito da mente para um evento profissional.

Portanto, em geral o Profissional em PRINCE2 é uma adição bem-vinda para o conjunto de qualificações. E a questão é apenas como será aceita a certificação, neste momento é  difícil de avaliar. Talvez hoje em tempos econômicos complicados, os profissionais passem a procurar outra qualificação para se colocar à frente da concorrência, mas de modo geral as organizações não serão capaz de dar ao luxo de investir em mais certificações.

David Hinde é um reconhecido especialista em gerenciamento de projetos. Ele fundou sua Orgtopia prática de consultoria em 2003 e desde então tem ajudado muitas organizações como a BBC, o Citigroup e o exército britânico para entregar projetos de alta complexidade. Ele é o autor do Guia de Estudo Sybex PRINCE2. Ele está sempre feliz em ajudar pessoas com problemas de projeto – não hesite em contactar-lo.

::: Autor do post