Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Primeiro livro em Português sobre Certificação CAPM

27 01 2012

Aconteceu ontem o lançamento do primeiro livro sobre a certificação CAPM em Português, apesar de não termos estado presente fisicamente, fizemos contato com o Carlos Augusto Freitas, que nos remeteu o texto abaixo, que fala um pouco mais sobre a certificação no ambiente de gestão de projetos e o livro. Junto com o texto, disponibilizamos em nosso perfil no slideshare,  um artigo escrito pelo mesmo, publicado na edição 31 sobre a certificação e como ela se encaixa nas equipes de projetos. Esperamos que o livro e o artigo possam contribuir com o avança do gerenciamento de projetos no Brasil, segue:

Desenvolvimento Profissional em GP – Para membros de equipe e novos gerentes de projetos

Livro  sobre Certificação CAPM

Livro sobre Certificação CAPM

As organizações atualmente vivem tempos onde a aplicação de práticas de gerenciamento de projetos objetiva resultados imediatos. Uma questão a ser ressaltada é que esta urgência muitas vezes significa resultados não satisfatórios, justamente pela falta de tempo e emprego correto tais práticas. A busca por profissionai ainda é alta devido à carência de mão-de-obra qualificada, aumentando ainda mais o desafio de trabalho e atuação nas corporações.

Dentro do ambiente de um projeto com áreas e conhecimento multidisciplinares existe a necessidade de utilização de uma linguagem em comum, a saber: gerenciamento de projetos. Membros de equipes com conhecimento em melhores práticas tornam-se fortes aliados ao gerente de projetos, principalmente em ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos como: EAP, Planejamento de Ondas Sucessivas, Avaliação de Riscos, Qualidade, Gestão de Mudança, Lições Aprendidas, dentre outras. A partir desta necessidade que chegamos a certificação CAPM® do PMI® cujo objetivo é atestar o conhecimento nas melhores práticas de gerenciamento de projetos onde o público alvo são:

  •  Membros de Equipes de Projetos;
  • Novos Gerentes de Projetos (futuros PMP’s);
  • Coordenadores, Supervisores, Executivos, Patrocinadores, ou seja, profissionais com cargo de liderança que necessitam acompanhar e direcionar o projeto;

O livro: Trata-se do primeiro livro em português específico para times de projetos com ênfase na preparação para o exame de certificação CAPM® do PMI®. A idéia foi juntar, na mesma publicação, o conteúdo do PMBOK®, os assuntos não cobertos pelo guia que caem no exame e a aplicação prática de algumas técnicas de gerenciamento de projetos. Recheado de dicas, o livro é indicado para estudantes, profissionais que atuam em equipes de projetos e futuros gerentes de projetos que desejam ampliar o conhecimento baseado no PMBOK® e/ou estejam se preparando pra o exame de certificação CAPM®. Inclui apêndice com dinâmica para fixar o conteúdo e simulado com questões similares ao exame de certificação CAPM®. A publicação conta com o prefácio de Ricardo Vargas e depoimento de profissionais referência em gerenciamento de projetos. O objetivo é apresentar de forma simples e objetiva conceitos e definições do guia de melhores práticas de gerenciamento de projetos do PMI®.

Onde comprar: brasport.com.br/gerenciamento-de-projetos-br-2/certificacao-br-2-3-4-5/guia-de-certificacao-capm.html

O Artigo:

View more documents from Mundo PM
Carlos Augusto Freitas é especialista certificado em gerenciamento de projetos. Certificado CAPM® e PMP® pelo PMI®-USA e ITIL Foundations. Formação superior em Gerência de Comunicação de Dados e em Tecnologia de Sistemas e Redes de Computadores, com cursos de extensão universitária em Redes de Telecomunicações e Gestão de Projetos de Software, Gerência de Projetos com CMMI e Modelagem de Processos de Negócios, Docência em EaD, BSC e Comunicação em Apresentações. Voluntário do PMI. Atua como instrutor em preparatórios para o exame do PMI. Professor de graduação e MBAs de instituições como FGV e INFNET. Sólida experiência em gestão e implantação de projetos de TI no segmento de saúde hospitalar e Oil & Gas, mapeamento / modelagem de processos e implantação de Escritório de Projetos (PMO).

::: Autor do post