Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Carreira em Gerenciamento de Projetos – Parte I

04 01 2012

As palestras sobre carreira em gerenciamento de projetos estão normalmente com plateias cheias. Embora GP não seja um modismo, tem havido muito burburinho em torno do tema projetos. E isso ganhou mais força com os avanços do Brasil nos últimos anos.
Empresas se instalando, empresas aumentando sua capacidade, empresas lançando novos produtos. E, claro, os famosos Pré-sal, Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. A gestão de projetos está se profissionalizando no Brasil e novas vagas estão sendo abertas para profissionais nesta área. Veja uma discussão sobre salários de GP no Linkedin.
Uma das consequências é o surgimento de muitos cursos sobre gerenciamento de projetos, sejam cursos de curta duração, especializações e pós-graduações. Mas, como traçar um plano de carreira para ser bem sucedido como GP?
Embora o Guia PMBOK sugira que as habilidades de GP permitem gerenciar qualquer projeto, na prática não é bem assim. Concordo que são processos gerais independentes da área de aplicação, mas o gerente de projeto deve conhecer, ao menos superficialmente, os aspectos técnicos do projeto.
Podemos utilizar os conhecimentos de GP, processos, ferramentas e técnicas de gestão em projetos de Óleo & Gás, Aeroespaciais, TI e mais. Porém, os processos orientados ao produto, ciclo de vida e fases do produto e do projeto são específicos de cada área. Um bom GP em TI teria dificuldade em gerenciar um projeto aeronáutico.
É por isso que eu costumo dizer que as habilidades de gestão tem sido supervalorizadas (management is overrated). Todo mundo quer ser gerente. E hoje, todo mundo quer ser gerente de projetos. Mas não dá para liderar sem ter sido liderado, não dá para “chegar ao topo” sem subir degraus. Antes de ser gerente de projetos é preciso ter trabalhado em projetos, ter sido membro de equipes de projetos.
Quando me perguntam o que é necessário para ser gerente de projeto, eu digo: fortaleçam suas competências técnicas. Quanto melhor profissional na sua área de conhecimento, mais chances você terá de participar de projetos desafiadores e aprender com eles. Sempre que possível, aproxime-se do gerente e sua equipe de gerenciamento e planejamento. Paralelamente, desenvolva suas habilidades em gerenciamento de projetos por meio de cursos e estudo.
Acredito que a parceria entre PMI e INCOSE ajudará a separar as competências técnicas das competências gerenciais em projetos. Nos próximos dois posts, falaremos mais sobre as carreiras em gerenciamento de projetos e sobre as certificações.
Portanto, o primeiro passo para ser um bom GP é ser um profissional competente na sua área de conhecimento. Nos próximos posts, veremos as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas no GP.

::: Autor do post