Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Papel do Analista de Negócios

13 01 2014

No post anterior, apresentamos a carreira em gerenciamento de projetos como uma prática de gestão que envolve diferentes áreas e disciplinas. Neste post, explicaremos as diferenças entre o papel do analista de negócios e o papel do gerente de projetos.

Análise de Negócios é uma área que vem ganhando bastante atenção tanto na modelagem de processos de negócios com vistas às operações quanto nos aspectos de identificação de necessidades, coleta de requisitos e definições nos projetos.

51CpidELWtL._SL210_

Segundo o BABOK 2.0, “Análise de Negócios é o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para servir como ligação entre partes interessadas no intuído de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização e para recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas metas.” (IIBA, 2009).

O BABOK, semlhante ao PMBOK, é uma compilação do corpo de conhecimentos em análise de negócios elaborado pelo Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA – International Institute of Business Analysis). Conversaremos mais sobre o BABOK e suas áreas em posts futuros.

Mas afinal, o que faz um analista de negócios?

O Analista de Negócios desempenha o papel de elo de ligação entre as partes interessadas e os objetivos organizacionais, compreendendo a análise e design de políticas, operações e processos que permitam à organização cumprir sua missão. Esse analista, portanto, atua como um consultor interno, responsável por investigar os sistemas de negócios e seus processos com o objetivo de propor melhorias e soluções.

É extremamente importante que o analista de negócios compreenda o negócio em seus diferentes aspectos:

  • Estratégico – definir orientação, objetivos e macroprocesos de negócio;
  • Operacional- definir e analisar a implementação do modelo de negócio por meio de políticas e diretrizes da organização;
  • Processos – definir, modelar e detalhar processos, procedimentos, etapas e passos; e,
  • Requisitos – analisar aspectos técnicos dos requisitos e especificações para satisfazer às necessidades de negócio.

Conhecendo os aspectos fundamentais do negócio, o analista de negócios está em uma posição privilegiada para conectar as soluções técnicas aos objetivos de negócio. As seis áreas do BABOK organizam as atividades do analista de negócios, identificando também as competências necessárias.

areasDeConhecimentoBABOKFigura 1 – Áreas do BABOK

As atividades do gerente de projetos e do analista de negócios são explicadas na apresentação do Marcelo Neves (IIBA Rio de Janeiro), que pode ser vista a seguir e também está disponível neste link.

O analista de negócios e o gerente de projetos from Marcelo Neves

Confira também a lista de atribuições do Analista de Negócio na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), segundo Fabrício Laguna (IIBA São Paulo).

No próximo post, veremos cada uma das áreas do BABOK, seus processos, ferramentas e técnicas. Não percam!

::: Autor do post