Como organizar a área de gestão de projetos de novos produtos
Resumo:
Este trabalho relata um projeto de reorganização da área de desenvolvimento de produtos de uma tradicional montadora de veículos instalada no Brasil. O projeto foi motivado pela mudança na estratégia de mercado e focalizou quatro problemas principais: centralizar ou descentralizar a área, definir modelos de localização da área dentro da estrutura, escolher modelos específicos de organização interna e definir o modelo de gestão de projetos dentro do modelo escolhido. Realizado há 20 anos, o projeto levantou e analisou todas as possibilidades de organização para diferentes cenários. A alternativa escolhida vigorou aproximadamente 10 anos, quando a empresa fez nova mudança estratégica e alterou sua estrutura. Outra alternativa do mesmo projeto foi então colocada em prática, demonstrando a longevidade de seus efeitos.
Palavras-chave:
Redesenho de estruturas e processos, Inovação, P&D; Gestão de Projetos e Programas.
Publicado: MundoPM - Out/Nov 2015
Pág. 62
::: Autor do artigo
Pachoal F. Neto
Engenheiro formado pela POLI-USP, mestrando do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA-USP e Gerente Sênior do Centro de Competência Mundial de Desenvolvimento da Mercedes-Benz. paschoal.federico@usp.br
Antonio Cesar Amaru Maximiano
Professor de gerenciamento de projetos na FEA-USP, Coordenador de Projetos da Fundação Instituto de Administração e autor de livros de administração geral e de projetos. É professor de Gestão de Projetos na Universidade de São Paulo. É supervisor de projetos da FIA e coordenador de monografias no PECEGE. Autor...