A Inteligência Artificial e a Gestão de Projetos: o que nos resta?
Sobre o Artigo:
Em nossa última coluna tratamos do caso da Inteligência Artificial (IA) e sua relação com a gestão de projetos. Buscamos uma pesquisa do Gartner Group onde eles afirmavam que, em 2030, 80% do trabalho atual da disciplina de gerenciamento de projetos será eliminado à medida que a inteligência artificial irá assumir funções tradicionais de gestão de projetos, como coleta de dados, processamento de informações e geração de relatórios.
Essa informação nos fez refletir e pensamos na seguinte questão: o que nos resta? Os 20% que nos cabe se contrapõem a IA? Quais são as atividades envolvidas em projetos que se destacam e não irão estar a cargo de uma máquina?
Não se trata de discernir o que é possível automatizar do que não é. Será preciso entender que a IA é mais que a automação de atividades de um modelo gerencial aplicado. Entendido isso, o que sobra? …continue leitura fazendo download do Artigo.
Autores: Roque Rabechini Jr., Leandro Alves PatahPublicado: MundoPM nº 114 - Dez-23/Jan-24
Pág. 76
::: Autor do artigo
Roque Rabechini Jr.
ROQUE RABECHINI JR. (Sócio da C&R Consultoria – www.rabechini.com.br) Consultor de empresas com atuação em implementação de escritórios de projetos, estruturação de processos de lançamento de novos produtos, criação de metodologia de gerenciamento de projetos e gestão de riscos, entre outros. Tem pós-doutorado e mestrado em Administração (FEA/USP), Doutor...
Leandro Alves Patah
Pós-doutor em administração pela The Wharton School da University of Pennsyl- vania/EUA, doutor e mestre em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em administração de em- presas pela EAESP-FGV e engenheiro mecânico pela EESC-USP. Trabalhou na Camargo Corrêa S.A. e na Siemens Ltda. no Brasil, na...