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PMO nas áreas de TI: sua empresa tem contexto para criar um?

14 11 2016
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Resumo:
Escritórios de Projetos (PMO) são entidades organizacionais a quem são atribuídas diversas responsabilidades relacionadas ao gerenciamento de projetos da organização. Em virtude da aceleração dos investimentos em tecnologia de informação (TI) e do aumento da importância estratégica desses investimentos, a criação dessas entidades começou a se intensificar na década de 1990 fora do contexto das empresas orientadas a projetos. Muito embora grandes empresas tenham criado um PMO em sua área de TI (PMO-TI), outras optaram por não fazer isso, o que sugere a seguinte questão de pesquisa: quais são as condições organizacionais que justificam e as que não justificam a criação de PMO-TI? O método de pesquisa usado para abordar essa questão teve duas etapas. Na primeira, desenvolveu-se com base na literatura um modelo conceitual dos direcionadores da decisão de criação de PMO-TI. Na segunda, testou-se empiricamente esse modelo aplicando-se análise discriminante a dados coletados em 40 grandes empresas brasileiras. O modelo validado, representado pela função discriminante, resultou estatisticamente significante e pode ser útil para executivos indecisos diante de propostas de criação de PMO-TI em suas empresas.

Autores: Andrea Giovanni Spelta, Alberto Luiz Albertin

Publicado: MundoPM - Dez/2014 Jan/2015
Pág. 64
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