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::: Artigo

Gestão de mudanças 3G

14 11 2016
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Resumo:
O conhecimento acerca de gestão de projetos evoluiu muito nos últimos 30 anos, mas só recentemente passou a considerar a gestão do fator humano como uma área de conhecimento essencial para os profissionais ligados à gestão de projetos. Se no passado o bom gerente de projetos era aquele que concluía seus desafios no prazo, custo, qualidade e escopo, atualmente a expectativa do Top Management e dos acionistas vai além e exige que os projetos entreguem os objetivos estratégicos que motivaram a empreitada. Isto é, o que se espera é que a organização tenha mudado depois de um projeto. Esse desafio inclui um componente ainda mais complexo e imprevisível do que processos, hardware e software – o ser humano. Por melhor que seja o produto ou serviço entregue como resultado de um projeto, ele só trará valor para a organização se as pessoas o usarem da forma adequada. Desde o início desta década entramos no movimento de popularização da gestão do fator humano entre os profissionais de projetos. Se antes essa era uma área de atuação exclusiva para especialistas, acadêmicos ou psicólogos, a terceira geração da Gestão de Mudanças Organizacionais transformou essa disciplina numa competência essencial para o gerente de projetos do terceiro milênio.

Autor: Vicente Gonçalves

Publicado: MundoPM - Fev/Mar 2015
Pág. 36
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