Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Artigo

Escritório simulado de projetos. Um novo ambiente para aprender e praticar decisões

16 02 2017
MPM_33_artigo05_AF00

Resumo:
Este artigo aborda o conceito de escritório de projetos para o ensino nos cursos de graduação. Em linhas gerais são quatro passos que, embora não reproduzam exatamente o papel desse escritório nas empresas privadas, permitem aproximar o estudante das tensões cotidianas na tomada de decisão. O primeiro passo é construir um novo ambiente pelo envolvimento dos alunos em uma proposta com possibilidade de aplicação. Nesse passo discute-se o escopo, o ciclo de vida e o ciclo de gerenciamento de projeto. No passo seguinte, se constitui a equipe e se escolhe o gerente de projetos. Na terceira etapa, identificam-se os principais processos de negócio no caso do curso de administração ou os processos críticos para a construção de robôs para engenharia e sistemas de informação. O quarto se refere ao relatório de encerramento com as lições e recomendações para o próximo escritório simulado.

Autor: Demerval Luiz Polizelli

Publicado: MundoPM - Jun/Jul 2010
Pág. 28
R$ 11,30
Comprar

::: Autor do artigo