Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Resumo PMI Global Congress North America 2013, New Orleans, U.S.A. 2013

07 11 2013

screen-captureOlá Caros amigos e amigas! Neste post quero fazer um resumo das tendências e temas que foram discutidos no mais importante evento de gerenciamento de projetos do mundo, o Global Congress do PMI, que este ano aconteceu em New Orleans, no estado da Louisiana, nos Estados Unidos entre os dias 27 – 29 de Outubro de 2013.

Sem dúvida é um evento grandioso. Contou com mais de 150 apresentações, 4 Keynote Speakers, e em média, 15 apresentações simultâneas em cada período. O evento foi realizado no centro de convenções Ernest N. Morial. Parabenizo o PMI pela grandiosidade, organização, excelentes recepções e momentos de confraternização promovidos no evento, além do grande espaço de exposições que contou com a PMI Bookstore com os principais títulos sobre o assunto, incluindo livros específicos sobre gerenciamento ágil, o que evidencia a importância do tema para o PMI no seu papel de uma instituição promotora das boas práticas e tendências em gerenciamento de projetos, programas e portfólio.

Foram aproximadamente 2.500 participantes de diversos lugares do mundo. É realmente uma oportunidade única para interagir e conhecer profissionais de diferentes países, setores da indústria, com diferentes experiências e histórias para contar e compartilhar. É este um dos principais elementos de sucesso de um congresso como este, o networking!

Este ano o evento teve uma novidade. Houve espaço para discussões e interações entre os participantes por meio de “open discussion sessions”, chamadas no evento de “UNconference” que ocorreram todas simultaneamente no primeiro dia do evento. Foram ao todo 15 salas para discussões abertas, contando com a ajuda de um moderador, com 15 temas diferentes, desde agilidade, complexidade, até temas mais específicos como gestão de risco e EVM. Não havia uma regra ou organização, houve autogestão e auto-organização dos participantes. Este tipo de “discussão aberta” é bastante comum nos eventos da comunidade de gerenciamento ágil e fez bastante sucesso no evento do PMI pois possibilita a participação e troca de experiências entre os participantes, com grupos menores e maior profundidade e intensidade nas discussões, ao invés do formato tradicional de palestra.

Eu participei na sala que discutiu assuntos relacionados à agilidade, e todos, sem exceção, aprovaram a iniciativa. Dividimos a audiência em quatro grupos e cada grupo teve um foco específico da agilidade. Uma pessoa ficou responsável por coletar as experiências dos profissionais de cada grupo e gerar as discussões e por fim, tivemos a apresentação de um resumo do que foi discutido por cada grupo. Foi muito interessante. Então, é bem provável que tenhamos este formato de discussão nos próximos eventos.

Com relação às apresentações, quero indicar alguns dados e fatos. Como se trata de um evento para profissionais de diferentes áreas com foco na prática e no compartilhamento de experiências, as apresentações, em geral, não seguem métodos científicos, isto é, não tratam de resultados obtidos por meio de pesquisas científicas. Porém, em sua maioria retratam experiências e ideias, e a vivência de profissionais e especialistas nas diversas áreas do conhecimento relacionadas com o gerenciamento de projetos. O PMI terá em 2014 um evento específico para o público científico, ou como gosto de chamar, “management scientists”, o PMI Research and Education Conference, cujo foco são trabalhos com base científica, desenvolvimento de novas teorias, hipóteses e modelos. Este evento, sem dúvida será uma grande oportunidade para observar novas tendências, inovações em gestão, novas práticas, conceitos e teorias.

Em relação aos temas, o evento contou com uma grande diversidade. Quero começar destacando as apresentações dos Keynote Speakers, Daniel Pink, e do Dr. John Grotzinger, Project Scientist, que falou sobre o programa “Mars Rover Mission: challenges, strategic planning and success”. Sem dúvida, esta foi a melhor apresentação, pois teve como foco o programa Mars Rover, que resultou em colocar um robô no planeta Marte. Um grande passo para a humanidade. Este programa é uma combinação de ciência, engenharia avançada, inovação, criatividade e tecnologia e sem dúvida, gerenciamento de projetos. Há um vídeo sobre o assunto no Youtube que vale a pena assistir http://www.youtube.com/watch?v=oNviFQpRvwQ

As apresentações estavam organizadas em 16 áreas de foco. O tema “gerenciamento ágil” esteve presente em aproximadamente 7% das apresentações. Apesar do crescimento do tema e importância para as organizações, eu considero um número pouco expressivo. Uma tendência que percebi nas apresentações é o fator humano, liderança e gestão de mudanças comportamentais e culturais que possibilitam a institucionalização da cultura de gerenciamento de projetos.

Tivemos ainda diversas palestras sobre temas mais conhecidos como Escritórios de Projetos, Riscos, Programas, etc. Ou seja, foi um evento com grande diversidade nos temas, o que é importante e enriquecedor para os participantes. Mais especificamente com relação ao gerenciamento ágil, de acordo com minha leitura sobre os temas e tendências, as palestras focaram na transformação da organização e os desafios para implantar práticas desta abordagem em programas, e em escala organizacional, não apenas na área de T.I. ou em pequenos projetos. Ficou evidente a importância de se desenvolver o “mindset” em agilidade, para que a organização seja capaz de desenvolver e manter a competência em agilidade e tenha sucesso nesta transformação, e por conseguinte, conquiste melhores resultados em inovação, desempenho do programa, projeto e produto, negócio e clientes.

Neste sentido, assisti a palestra do Dr. Ahmed Sidky, “Unlocking the Black Box to organizational agility”. Embora o apresentador não definiu claramente o que é “Organizational Agility”, como medí-la, como desenvolvê-la, Mr. Sidky apresentou ideias e conceitos interessantes para que as organizações compreendam que agilidade é crucial e que atualmente temos que pensar que o trabalho passou de “task oriented” para “knowledge oriented” e que isso resulta em inúmeras implicações e requer uma profunda mudança cultural e quebra de paradigmas.

Também presenciei palestras mostrando casos de sucesso de implantação do gerenciamento ágil na esfera governamental, o que corrobora com as tendências e fatos que tenho acompanhado no Brasil. Enfim, podemos esperar para os próximos eventos apresentações e experiências relacionadas com a transformação organizacional necessária para absorver mudanças, gerar inovações, desenvolver novos produtos e além disso, inovar os modelos e práticas gerenciais.

Por fim, como convidados do PMI, eu e meus amigos do MIT apresentamos um estudo sobre a integração entre Systems Engineering e Program Management, patrocinado pelo PMI em parceria com o MIT. Em breve vou escrever um post com um resumo dos resultados. O titulo da apresentação foi “Improving Integration of Program Management and Systems Engineering”.

Esta e todas as outras apresentações do evento estarão disponíveis por um prazo de 90 dias para os participantes do congresso. Após este período, ficarão disponíveis para os membros do PMI no Marketplace.

Até o próximo post!

Grande Abraço!

::: Autor do post