Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Gestão de Pessoas em Projetos

26 03 2014

No post anterior, começamos a discutir alguns aspectos do gerenciamento de recursos humanos. Com razão, alguns leitores chamaram a atenção para o fato de que o termo “recursos humanos” ter caído em desuso. Mantivemos o termo RH por estar no Guia PMBOK® 5a edição (já disponível em Português para download no site do PMI). A mudança de “Recursos Humanos” para “Gestão de Pessoas” representa mais do que uma simples alteração na forma de nomear esta prática. Ocorreu uma grande transformação nas relações entre superior/subordinados e entre pares. Hoje, valorizamos uma administração conjunta em que as pessoas são tratadas como parceiros e colaboradores que possuem características individuais, devendo ser motivados e liderados. (Veja o post Liderança Emergente) Porém, o Guia PMBOK® é um padrão, um guia. Vocês podem imaginar como é difícil (talvez impossível) condensar todo o corpo de conhecimentos em gerenciamento de projetos em 400 páginas. Portanto, sendo um guia de melhores práticas, o Guia PMBOK® indica um conjunto mínimo de processos, nomenclatura, ferramenas e técnicas.

article-01

Figura 1 – Áreas do Conhecimento no Guia PMBOK® 5a edição

Para cada uma das dez áreas do conhecimento, existem livros e livros sobre conceitos, teoria e técnicas. Aos interessados em se aprofundar, consultem a bibliografia sugerida pelo Mauro Sotille.

Então, vamos aos processos de Gerenciamento de Recursos Humanos, de acordo com o Guia PMBOK® 5a edição.

9. RECURSOS HUMANOS

Figura 2 – Processos de Gerenciamento de RH (Trentim, 2014)

(9.1 – Guia PMBOK®) PLANEJAR GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Desenvolver o Plano de Recursos Humanos é o processo de identificar e documentar os papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, criando também o plano de gerenciamento de pessoal. Podem ser inclusas eventuais necessidades de treinamento, estratégias de construção e desenvolvimento da equipe (integração), cronograma e políticas de mobilização e desmobilização, programas de reconhecimento e recompensas, questões de segurança e impacto sobre a organização.

(9.2 – Guia PMBOK®) MOBILIZAR A EQUIPE DO PROJETO

Mobilizar a Equipe do Projeto é o processo responsável por confirmar a disponibilidade dos recursos humanos e obter a equipe necessária para executar o projeto. Ou seja, o objetivo principal é realizar as designações de pessoal para o projeto. A equipe de gerenciamento do projeto pode ou não ter controle direto sobre a seleção dos membros da equipe.

(9.3 – Guia PMBOK®) DESENVOLVER A EQUIPE DO PROJETO

Processo responsável pela melhoria das competências, interação (integração) e ambiente global da equipe para aprimorar seu desempenho no projeto. Lembre-se: o projeto é executado por pessoas.

São obrigações do gerente do projeto: construir, manter, motivar, liderar, inspirar e, obviamente, direcionar, gerenciar e controlar a equipe do projeto.

(9.4 – Guia PMBOK®) GERENCIAR A EQUIPE DO PROJETO

O objetivo deste processo é acompanhar o desempenho dos membros da equipe na execução do trabalho, fornecer feedback, resolver questões e conflitos, esclarecer atribuições e responsabilidades e gerenciar mudanças. A equipe de gerenciamento do projeto, composta pelos auxiliares diretos do gerente do projeto, observa e acompanha o comportamento dos demais membros, orientando-os e corrigindo-os, quando necessário.

9. RECURSOS HUMANOS-ext

Figura 3 – Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento de RH (Trentim, 2014)

Na próxima semanas, apresentaremos algumas ferramentas importantes do gerenciamento de recursos humanos. Veremos como definir responsabilidades (matriz RACI), apresentaremos os principais aspectos a serem incluídos em um plano-exempo de RH. Não percam!

Por enquanto, se quiserem relembrar todos os processos, visitem Os 47 Processos do Guia PMBOK® 5a edição.

PMBOK 5a Ed - Processos

Figura 3 – Processos do Guia PMBOK® 5a edição

::: Autor do post