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Implantando Escritório de Projetos – Indicadores de Performance

22 02 2012

No primeiro post, vimos o que é um Escritório de Projetos (Project Management Office – PMO) e algumas de suas funções e atividades. No segundo post, sugerimos uma abordagem de implantação de PMO, cujos principais aspectos envolvem o diagnóstico da gestão de projetos e sua maturidade, organização do portfólio e a implantação do PMO propriamente dita.

Figura 1 – WBS de implantação do PMO
Figura 1 – WBS de implantação do PMO

O PMO deve ser proativo. Sua implantação deve começar simples (ações de curto prazo, projetos-piloto, divulgação) mas precisa ter objetivos de longo prazo (plano de melhoria, maturidade, indicadores). Não espere que, inicialmente, os gerentes de projetos venham procurar o PMO. Vá atrás deles! O PMO precisa “envolver seu público-alvo”.

Muito bem lembrado pelo nosso amigo Fernando Palhares, o apoio da alta administração é essencial, bem como o gerenciamento das comunicações. Um projeto de implantação de PMO requer o tripé Patrocínio – Planejamento – Aculturamento para o seu sucesso, englobando treinamento, conscientização e até um trabalho de convencimento tanto da alta administração (sponsorship) quanto das demais áreas da empresa (cultura e estrutura organizacionais).

Figura 2 – Funções dos PMOs segundo a pesquisa de Benchmarking 2011 (Fonte: www.pmsurvey.org)
Figura 2 – Funções dos PMOs segundo a pesquisa de Benchmarking 2011 (Fonte: www.pmsurvey.org)

Para avançar na implantação do PMO, precisamos definir sua missão, objetivos, funções e atividades. Feito isso, seremos capazes de traçar um plano de ação para o aumento da maturidade em gerenciamento de projetos da empresa e poderemos criar indicadores de performance para o PMO. Algumas das funções e atividades de um PMO estão retratados na figura seguinte

Considerando que o PMO deve agregar valor à organização, podemos definir três frentes de trabalho: Desenvolvimento, Apoio e Controle.

Ao mesmo tempo que o PMO deve apoiar os projetos (normatização e padronização, suporte, ferramentas, infraestrutura), ele deve buscar desenvolver as pessoas (treinamento, coaching, mentoring, plano de carreira) sem perder de vista os resultados dos projetos (monitorar e controlar indicadores, performance, benefícios, alinhamento).

Figura 3 – Categorização das atividades do PMO
Figura 3 – Categorização das atividades do PMO

Os indicadores de performance do PMO deverão ser coerentes com sua missão e funções. Os indicadores proporcionam:

  • Senso de responsabilidade sobre os resultados
  • Compreensão das ações de melhoria necessárias
  • Relação de causa e efeito entre os fatores críticos de sucesso e os resultados desejados

Usando o Balanced Scorecard, podemos pensar em indicadores para o PMO com base nas quatro perspectivas:

  • Financeira (rentabilidade e alinhamento)
    • % de projetos com desvios significativos de custos
    • % de projetos com TIRR e VPL favoráveis
    • % do orçamento empregada em capacitação
    • Índices de alinhamento estratégico
    • Índices rentabilidade para os portfólios
  • Clientes (satisfação)
    • Índices de satisfação de clientes externos e internos
    • Índices de relacionamento com fornecedores
    • Índices de satisfação dos gerentes e membros de equipes de projetos
    • % de contratos cumpridos sem desvios significativos
  • Processos Internos (estrutura)
    • Índice de padronização da metodologia de GP
    • % de processos internos definidos do PMO
    • Qtde de projetos em andamento
  • Aprendizado e Crescimento (cultura)
    • % de projetos atrasados ou com orçamento estourado
    • Qtde de pessoas treinadas
    • Qtde de treinamentos
    • Índices de capacidade e eficiência da empresa na execução de projetos
    • Índices referentes à identificação, planejamento e resposta aos riscos

Devemos lembrar que a performance do PMO precisa necessariamente estar atrelada a visão e missão. Neste sentido, a escolha do tipo de PMO (estação meteorológica, torre de controle, centro de comando) e do nível do PMO (autônomo, departamental, corporativo) também são essenciais para a definição dos indicadores.

Os indicadores acima são apenas alguns propostos. Na próxima semana, encerraremos falando sobre os modelos de maturidade em gerenciamento de projetos e como a função do PMO. Até lá!

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