Papel do Gerente de Projetos vs Analista de Negocios
A pergunta que eu mais ouço dos meus alunos é “Professor, o gerente de projetos precisa de conhecimentos técnicos sobre o produto / resultado do projeto?”. Existe muita controvérsia em torno deste assunto, inclusive já foi alvo de outros posts aqui no Blog MundoPM:
Existem pessoas que defendem ser possível gerenciar qualquer tipo de projeto, bastando conhecer as melhores práticas e metodologias.
Na minha opinião, o gerente de projetos, como todo gerente, deve conhecer os drivers do negócios, bem como os principais aspectos técnicos e gerenciais relacionados ao seu projeto. Obviamente, o GP não precisa dominar todos detalhes técnicos do projeto, mas ele precisa ser capaz de fazer as perguntas certas.
Imagine que você é um gerente de projetos de TI, acostumado com ciclos de vida de desenvolvimento de software. Já pensou gerenciar um projeto de construção civil? Supondo que você não conhece nada de construção, terá dificuldade logo no início do projeto. Elaborar o plano de gerenciamento do projeto, coletar requisitos e definir o escopo serão tarefas muito difíceis. Além disso, se você não souber ao menos desenhar uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) macro, qual será sua credibilidade perante a equipe e demais stakeholders?
Figura 1 – Ciclo de vida de um projeto de software (exemplo)
Figura 2 – Estrutura Analítica do Projeto para construção civil (Fonte: Plano de Projeto – Logística Integrada em Obras)
Neste post, queremos chamar a atenção para dois outros papeis extremamente importantes, além do gerente do projeto:
- Líder Técnico / Engenheiro Chefe ou de Sistemas
- Analista de Negócios
O gerente do projeto é responsável por planejar, orientar e controlar a execução do projeto, coordenando pessoas e recursos, gerenciando a programação de tarefas, orçamento e demais áreas do projeto.
- Gerente do Projetos: seu papel e responsabilidades (Revista de Administração – USP)
O Analista de Negócios desempenha o papel de elo de ligação entre as partes interessadas e os objetivos organizacionais e do projeto, sendo responsável por detalhar o problema ou oportunidade, bem como a justificativa do projeto.
O Líder ou Responsável Técnico, podendo ter outras designação, é um profissional sênior de grande conhecimento, experiência e capacitação técnica no produto do projeto. Ele é o responsável pelos aspectos técnicos da solução.
Análise de Negócios e o Analista de Negócios vem ganhando importância no gerenciamento de projetos. O Project Management Institute recentemente lançou a certificação PMI-PBA (Professional in Business Analysis). Inclusive, no PMI Global Congress 2014, havia um track específico de Business Analisys e a hastag #BAatPMI.
Para aqueles que desejarem saber mais, vale a pena conferir os eventos online que continuam ocorrendo:
-
PMI Global Congress 2014 – Congress Continued
-
International Project Management Day 2014 #IPMDay2014
No próximo post, falaremos mais sobre Business Analysis e suas certificações. Não percam!