Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Perspectivas Econômicas para 2012 III – Conclusões

26 12 2011

Não podemos negar que os efeitos da crise na zona do EURO começou a dar as caras por aqui, se transformando em um crise global, assim como a ainda tímida recuperação dos Estados Unidos, como a China mostrando preocupação sobre seu desenvolvimento, são fatores ponderantes para traçar qualquer meta para o ano de 2012. Isso significa dizer que até meados de 2012 o mercado externo continuará volátil e uma nuvem preta ainda pairá por cima dos países do velho continente, entretanto, é muito possível que ainda em 2012 algumas ações já surtam efeito e o céu começe a ficar mais limpo.

Mas em meio a tudo isso veremos ainda uma tragetória de redução da SELIC e pelo menos mais dois pacotes de estímulo na economia por parte dos governo.

Investimentos não faltaram, o programa Minha Casa Minha Vida ainda movimentará muito o mercado da construção cívil, por isso a demanda por profissionais, gerentes de projetos e planejadores da área da construção cívil que já anda escassa, continuará até pelo menos 2015, quando tende se equilibrar.

Assim também veremos empresas em busca de jovens talentos para projeto que envolvem inovação tecnológica, principalmente projetos da WEB que ainda continuará em uma crescente, com muito provável novas fusões. Entretanto, inovações tecnológicas não estarão restritas somente ao comércio eletrônico, o pré-sal e o mercado automobilístico necessitarão muito de mão de obra qualificada e capacidade e experiênte.

Casas Populares

Casas Populares

O pré-sal trás um desafio enorme do tamanho de suas reservas, portanto, equipamentos mais sofisticados e inovadores serão cada vez mais necessários. Mas não se pode deixar para trás a atual produção que ainda necessita de manutenção, por isso, ambos os profissionais serão requisitados.

Outro setor que será fortemente explorado é o automobilístico, que em 2011 perdeu o posto de 4º maior mercado consumidor de carros do planeta para a Índia, entretanto, é muito possível que o posto seja recuperado ultrapassando o Japão, o que ainda não deve ocorrer em 2012, que ainda será um ano para reavaliar suas rotinas e o o seu parque tecnológico que no Brasil é extremamente ultrapassado, novos investimentos deverão ser feitos para produzir carros de maior qualidade, menor consumo e mais baratos.

Para finalizar, continuaremos com um cenário promissor e interessante, mas ainda será um momento de cautela, passaremos os primeiros meses avaliando os impactos da crise porém, o país ainda possui muita munição para diminuir tais efeitos, diferentemente de vários países que estão mais vulneráveis, para isso portanto, será muito necessário que nós profissionais tenhamos foco nos resultados, consigamos entregar nossos projetos dentro do que reza as boas práticas, alinhando os interessantes dos clientes e focando nos resultadores cada vez melhores, principalmente no que diz respeito as empresas brasileiras que estão vulneráveis a concorrência predatória que se verá no Brasil em 2012 e nos próximos anos, algo que nunca fora visto antes. Precisaremos otimizar nosso sistema de gestão interno, aumentar a qualidade de nossos produtos bem como baratea-los. Somente assim, evitando os desperdícios que continuaremos a ter esse crescimento sustentável para ainda algumas gerações.

Referências:

NN Notícias : www.nn.com.br

Blog do Planalto: blog.planalto.gov.br

 

Por: Vitor Vargas

::: Autor do post