Lessons Learned versus Lessons Shared
Lições: Por que não aprendemos com elas?
Peter Taylor – ESI International Specialist and Member of ESI Centre of Excellence Forum
A pergunta que é feita frequentemente entre muitos de nós em Gestão de Projetos é: Por que não aprendemos com essa experiência?
Albert Einstein disse: “Insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”. Então, porque nós muitas vezes seguimos este caminho “insano” em GP?
A próxima vez que você estiver em uma reunião, observe isso:
Você, ou alguém, está fazendo uma apresentação quando o inevitável acontece – você vai escrever algo em um flipchart ou quadro branco e a caneta está seca.
Quantos de vocês nesta situação (eu admito que também já fiz isso), colocam a caneta de volta na prateleira, para pegar outra caneta e continuar escrevendo do ponto onde parou, deixando a caneta seca para a próxima pessoa, ou pior, quem sabe deixar para você mesmo usar mais tarde em outra reunião?
Você por acaso espera que esta caneta seca seja magicamente trocada por outra ou por outro refil? Você por acaso colocou a caneta no lixo para garantir que uma nova seja reposta em seu lugar ou pelo menos avisou alguém que a caneta (s) precisa ser trocada? Provavelmente não!! É uma lição simples, porém efetiva em lessons learned.
Nós somos programados para não aprender lições? Claro que não! Durante toda a nossa vida fomos ensinados a aprender coisas novas e a aprender com nossos erros e experiências. Então, porque não aprendemos as lições quando o assunto é nossa experiência em GP?
Nossa experiência pessoal de projetos tem de ser uma experiência de aprendizagem, mesmo que esta aprendizagem seja: “Estou saindo desta área de GP para encontrar algo que eu realmente queira fazer”.
O desafio está na realidade em compartilhar o conhecimento que tiramos das experiências (lessons learned) com outros colegas e com a empresa em geral. Até há profissionais que aprendem individualmente com as experiências boas e ruins, mas poucos compartilham com os demais do time e com a empresa.
Não é simplesmente trocar a caneta ou o refil da tinta, mas sim deixar que os outros saibam o que você fez e o porque fez isso e como isso pode beneficiá-los no futuro, e que por isso eles também devem compartilhar este conhecimento com outros.
Se seguirmos este caminho teremos menos ” LESSONS LEARNED ” e mais ” Lessons Shared”.
Então na próxima vez que você for escrever algo em um flipchart ou quadro branco e a caneta estiver seca, vire-se para seu público e diga: “Bem, esta caneta vai para o lixo, e deixe-me dizer o porque…”