Implantando a Governança de TI – da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços – 3ª edição
Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora da Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais.
A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o Plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI.
Nesta nova edição são analisados as características e os benefícios de mais de 30 modelos de melhores práticas que podem ser aplicados aos processos de TI, dentre eles: CobiT, Val IT, Risk IT, ITIL, ISO/IEC 20000, os principais modelos do PMI (PMBOK, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas), PRINCE2, ISO 27001 e 27002, eSCM-SP e eSCM-L, CMMI, MPS-Br, BPM CBOK, BABOK, BSC, Seis Sigma e outros
modelos.
Esta edição traz também capítulos específicos acerca da utilização da Governança de TI em pequenas e médias empresas e no Governo e está enriquecida com os resultados obtidos em alguns cases do mercado brasileiro.
Aguinaldo Aragon Fernandes, bacharel em Administração pela UFRGS, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Doutor em Engenharia pela escola Politécnica de Engenharia da USP. Possui certificações CGEIT, CobiT Foundation e ITIL Foundation. Atua com a sua empresa Aragon Consultores Associados em projetos de implementação de Governança de TI, planejamento estratégico de
TI, avaliações CobiT, implementação de ITIL, CMMI, Engenharia de Requisitos, Gestão de Outsourcinge treinamentos nos temas relacionados.
Vladimir Ferraz de Abreu, graduado em Engenharia da Computação pela UNICAMP, com especializações em Administração de Empresas pela ESAN-SP, em Qualidade e Produtividade pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e em Gestão de Processos de Negócios pela COPPE/UFRJ. É certificado em Fundamentos de Gerenciamento de Serviços com base na ITIL V3 e na ISO/IEC 20000. Atua em projetos e iniciativas de consultoria em processos de TI e de negócios, utilizando padrões e modelos de melhores práticas tais
como ISO, PMBOK, BSC, CMMI, BPM, CobiT e ITIL
ISBN: 978-85-7452-486-3
Nº de páginas: 640
Código de barras: 9 788574 524863
Preço: R$ 110,00
Formato: 17 x 24 com orelhas
Lançamento: Junho 2012