Maturidade em Gerenciamento de Projetos
No primeiro post, apresentamos o Escritório de Projetos (Project Management Office – PMO). No segundo post, conversamos sobre como implantar um PMO. E no terceiro post, aprofundamos um pouco nos objetivos e funções do PMO, de acordo com sua visão e missão, para estabelecer indicadores de performance. Hoje vamos falar um pouco sobre maturidade em gerenciamento de projetos, assunto intimamente ligado ao PMO.
- Gerenciamento de Projetos: é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos.
- Maturidade: É o grau em que o Gerenciamento de Projetos é utilizado na organização.
- Escritório de Projetos: É um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao Gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. (Guia PMBOK 4a ed)
Quanto maior a maturidade em GP da organização, mais consistentes são os resultados dos seus projetos, aumentando não apenas a taxa de sucesso individual dos mesmos mas também os benefícios e valor agregado dos projetos e portfólios para o negócio.
O primeiro passo é escolher um modelo de maturidade. Veremos alguns modelos mais à frente. A partir do modelo escolhido, aplicar os questionários e ferramentas para avaliar a empresa.
As pessoas que irão responder aos questionários devem saber que o foco não é testar seus conhecimentos, mas sim compreender em qual grau o gerenciamento de projetos é aplicado no dia-a-dia da organização. Outro ponto importante é que as respostas devem refletir a situação atual.
Cada modelo de maturidade terá seus próprios questionários e ferramentas. O conteúdo dos questionários e informações obtidos deverá ser analisado de acordo com o modelo. Com base na maturidade obtida, traçaremos um plano de ação de longo prazo e um plano de ação de curto prazo para o aumento da maturidade, atacando os pontos de melhoria identificados.
Vamos apresentar resumidamente três modelos de maturidade:
- PMI OPM3 – Organizational Project Management Matutiry Model
- Kerzner PMMM – Kerzner’s Project Management Maturity Model
- Prado MMGP – Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (Darci Prado)
O modelo OPM3 é dividido em três dimensões: conhecimento (knowledge), avaliação (assessment) e melhoria (improvement). Trata-se de um modelo bastante completo que parte do contexto organizacional de GP (knowledge), aplicando ferramentas e técnicas para avaliar o grau de maturidade (assessment) e então prover um plano de melhoria (improvement). Existem cinco níveis de maturidade:
- Inexistente
- Consistente
- Integrado
- Completo
- Otimizado
OPM3 oferece também um direcionamento para a confecção de planos de melhoria do OPM da organização.
No site do PMI, há maiores informações OPM3 e um demo da ferramenta: opm3online.pmi.org/demo/default.shtml
O modelo Kerzner apresenta cinco níveis de maturidade, sendo calculados a partir da resposta aos questionários:
- Nível 1 – Linguagem Comum
- Nível 2 – Processos Comuns
- Nível 3 – Metodologia Única
- Nível 4 – Análise Comparativa
- Nível 5 – Melhoria Contínua
Como referencia, Kerzner possui o livro “Using the Project Management Maturity Model: Strategic Planning for Project Management “ a respeito do seu modelo de maturidade.
Assim como o modelo Kerzner, o modelo Darci Prado apresenta cinco níveis de maturidade:
- Nível 1 – Iniciante
- Nível 2 – Conhecido
- Nível 3 – Padronizado
- Nível 4 – Gerenciado
- Nível 5 –Otimizado
Cada nível de maturidade é avaliado em seis dimensões:
- Alinhamento com o Negócio
- Relacionamentos Humanos
- Estrutura Organizacional
- Informatização
- Metodologia
- Conhecimento em GP
Os questionários do modelo MMGP podem ser encontrados em www.maturityresearch.com
Maturidade em gerenciamento de projetos refere-se à organização, isto é, o grau de aplicação e consistência em GP.
Antes de finalizar o artigo, eu queria mencionar um artigo bem interessante sobre a maturidade para escritórios de projetos: PMO Maturity Cube. A maturidade do PMO depende dos serviços prestados por ele, a qualidade destes serviços e como eles são percebidos pelos principais stakeholders. Vale a pena ler o artigo completo.
Na próxima semana, vamos falar do Guia PMBOK 5a edição que está vindo por aí, novidades, processos, áreas do conhecimento e mais, comparando-o com a atual 4a edição. Não percam!