Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Escopo do Produto vs Escopo do Projeto

03 12 2014

Um fator crítico de sucesso nos projetos é a definição do escopo (Críticas ao Escopo). Mas o que é “escopo”?

Utilizando a definição do Guia PMBOK®, escopo do projeto é “o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.”

Em outras palavras, o escopo delimita o que vai ser feito pelo projeto e o que não vai ser feito (fora do escopo). Escopo do projeto, portanto, compreende todo o trabalho necessário, bem como as entregas do projeto.

Por outro lado, temos o escopo do produto, que são suas partes e componentes. O escopo do produto descreve o que vai ser entregue, podendo ser um sistema, subsistemas e componentes. As especificações e os requisitos delimitam o escopo do produto.

As Figuras 1 e 2, a seguir, ilustram bem a diferença. Na Figura 1, temos a Estrutura Analítica do Projeto AllMar-VANT. Trata-se de um projeto fictício para construir uma aeronave não tripulada. Os documentos do projeto (Termo de Abertura, Plano de Projeto etc) estão no livro Manual do MS-Project 2010 e Melhores Práticas do PMI®.

all-mar1Figura 1 – Escopo do projeto (Trabalho, Pacotes de Trabalho – Estrutura Analítica do Projeto)

Observe que existem várias entregas e pacotes de trabalho para construir o produto, que é um avião. Mas o que seria o escopo do produto? Seria o avião em si, suas partes e subsistemas, como podemos ver na Figura 2.

hornet aircraft boeing infographics f18 hornet 5462x3173 wallpaper_www.wall321.com_58

Figura 2 – Exemplos de Estrutura Analítica do Produto ou Árvore do Produto

Para saber mais sobre árvore de produto, leia Uma Proposta de Modelagem de Lista de Materiais (Scielo). Interessou-se por desenvolvimento de produtos? Leia também A Evolução dos Modos de Gestão de Desenvolvimento de Produto.

O que vem antes: escopo do produto ou escopo do projeto?

A seguir, temos um video do nosso amigo Renato Branco para encerrar este post com chave de ouro. Na próxima semana, veremos como coletar requisitos, definir e controlar o escopo do projeto. Não percam!

::: Autor do post