Complexidade em Gerenciamento de Projetos
Os projetos estão se tornando cada vez mais complexos. Novas tecnologias surgem, o contexto organizacional é mais volátil e as demandas de mercado se modificam com grande velocidade. A preocupação em adquirir novas ferramentas e técnicas, desenvolver e adaptar conceitos e processos é crescente. Afinal, ideias velhas não resolvem problemas novos.
O Project Management Institute, compreendendo essa preocupação, realizou uma pesquisa a respeito da complexidade no gerenciamento de projetos (PMI Pulse of the Profession – Navigating Complexity). Os resultados do estudo apontam que a complexidade nos projetos está aumentando não apenas do ponto de vista técnico mas principalmente nos aspectos de incerteza, ambiguidade e multiplicidade de stakeholders.
A pesquisa aponta que as organizações precisam desenvolver três competências estratégicas para navegar esse ambiente de incerteza.
Figura 1 – Competências estratégicas (PMI, 2013)
O fato é que as maiores causas de fracasso em gerenciamento de projetos estão relacionadas a integração, comunicação e gestão de stakeholders. Em parte, isso se deve às próprias metodologias, padrões e guias de gerenciamento de projetos (CARVALHO; RABECHINI Jr, 2009).
Como já mencionamos em diversos posts aqui no Blog MundoPM, gerenciar projetos é uma atividade sujeita a contingências. Não podemos afirmar que existe uma única teoria de gerenciamento de projetos. Estamos longe disso. Entretanto, existe conhecimento técnico, métodos e ferramentas para gerenciar projetos. Muitas vezes, essas ferramentas são mal compreendidas e mal aplicadas.
O gerente de projeto e sua equipe devem ser capazes de determinar qual metodologia, processos e ferramentas serão adotados para cada projeto. Não existe “one size fits all” (veja o post sobre valores conflitantes e o post sobre Strategic Project Leadership). Portanto, o sucesso em gerenciamento de projetos depende do desenvolvimento de práticas sustentáveis de gestão que vão além do projeto em si:
- Maturidade em gerenciamento de projetos, cultura e governança com destaque para o papel dos patrocinadores
- Liderança, aprendizado e desenvolvimento de competências com foco em liderança
- Engajamento, comunicação e visão sistêmica das partes interessadas
Segundo Freeman (2010), precisamos de gerenciamento para os stakeholders, eles são o foco. É necessário substituir o paradigma de gerenciamento de stakeholders por gerenciamento para os stakeholders. Morris (2013) reforça a quebra de paradigma dizendo que o gerenciamento de projetos deve ser visto como gerenciamento para projetos, isto é, técnicas de gestão, abordagens e conhecimentos de gestão e administração, aplicados aos projetos.
Ou seja, compreender a teoria, conceitos e métodos é mais importante do que dominar um framework ou sequência de processos. Não menos importante, o foco deve estar sempre nos stakeholders (leia este post).
Figura 2 – Managing stakeholders as clients (TRENTIM, 2013)
Para saber um pouco mais sobre os resultados da pesquisa, veja este link em português. Também recomendo visitarem o Blog do PMI, Voices on Project Management para se manterem atualizados em diversos tópicos de gerenciamento de projetos.
Aproveitando o tema complexidade, na próxima semana vamos conversar sobre OBEYA – A Grande Sala de Projetos! Não percam.