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Certificações PfMP e PgMP – Portfolio / Program Management Professional

05 05 2015

No post anterior, comentei sobre a carreira de gerenciamento de projetos e suas certificações. A certificação PMP® – Project Management Professional continua sendo uma das certificações profissionais mais valiosas. Conforme mencionei em outras ocasiões, as certificações abrem portas. É fundamental possuir os conhecimentos e a experiência necessários antes de se candidatar. 

Além disso, é importante traçar um plano de carreira, alinhando oportunidades de experiência, incluindo voluntariado, e a formação profissional (cursos e certificações). Neste post, vou falar sobre as certificações PgMP® e PfMP® do PMI. No próximo post, vou mostrar um plano sugerido de desenvolvimento profissional.

Segundo o PMI, a certificação PfMP® – Portfolio Management Professional reconhece o nível avançado de experiência e as habilidades de gerentes de portfólio. O profissional deve demonstrar comprovada capacidade no gerenciamento coordenado de um ou mais portfolios que visam a atingir os objetivos organizacionais.

Os detentores da certificação PfMP® são responsáveis pela execução do processo de gerenciamento de portfólio, pela comunicação em torno do progresso do portfólio e recomendações para a ação. Enquanto os gerentes de projetos e programas são responsáveis por fazer o trabalho certo, esta é uma certificação ideal se você é responsável por assegurar que sua organização está fazendo o trabalho certo.

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Figura 1 – Gerenciamento de portfolio conecta as partes (Fonte: PMI – Infográfico)

Segundo o PMI, a certificação PgMP® – Program Management Profesional reconhece as habilidades e experiência de gerentes de programa experientes.

Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PgMP® atesta que você comprovou competência para supervisionar vários projetos inter-relacionados e seus respectivos recursos para atingir objetivos estratégicos de negócios. Profissionais certificados PgMP® supervisionam o sucesso de um programa: um grupo de projetos relacionados e gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controles que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

Para quem não conhece, recomendo mais uma vez visitar PMI Career Central. Lá você encontra recursos e dicas para o seu desenvolvimento profissional. Outra boa referência é ProjectManagement.com

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Figura 2 – Professional Development – Chief Project Officer (Fonte: PMI Career Central)

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