Aquisições em Projetos: Contratos
O gerenciamento das aquisições, que já foi assunto de um post anterior, é uma área que vem ganhando bastante importância, especialmente em grandes projetos. As pressões de outsourcing combinadas às necessidades de integrar e coordenar parcerios, fornecedores e demais stakeholders, tornam ainda mais complexo o gerenciamento das aquisições.
Entretanto, muitos profissionais ainda tem dúvidas quanto aos tipos de contratos, bem como quais cláusulas devem ou não ser incluídas. Antes de avançar no assunto, cumpre estabelecer o que é um contrato:
Contrato é um vínculo jurídico estabelecido a partir de um acordo de vontades que impõe
obrigações mútuas para as partes envolvidas.
Sendo um acordo de vontades, os envolvidos podem definir livremente objeto, obrigações e cláusulas, desde que não haja ilegalidade. Isto é, tudo o que não está proibido por lei é permitido. É aqui que entram as grandes dificuldades no gerenciamento das aquisições, uma vez que podemos definir diferentes aspectos do contrato.
Algum tempo atrás, um gerente de projetos procurou-me para apresentar uma situação que ele estava enfrentando em determinado contrato. Perguntou-me o que seria correto em relação a questão apresentada. Eu o aconselhei a tentar um acordo, uma vez que a questão não estava definida em contrato. Caso contrário, a solução poderia envolver uma longa e cara demanda judicial…
- Contratos de Preço Fixo Garantido (PFG)
- Contrato de Preço Fixo com Remuneração de Incentivo (PFRI)
- Contratos de Preço Fixo com Ajuste Econômico do Preço (PFAEP)
Contratos de CUSTOS REEMBOLSÁVEIS: envolve o reembolsos dos custos incorridos, acrescidos de uma remuneração que corresponde ao lucro do fornecedor. Também podem incluir cláusulas de incentivos e penalidades. É uma modalidade de contratação mais flexível, não exigindo a definição detalhada de todo o escopo do produto ou serviço contratado.
- Contratos de Custo mais Remuneração Fixa (CMRF)
- Contratos de Custo mais Remuneração de Incentivo (CMRF)
- Contratos de Custo mais Remuneração Concedida (CMRC)
Contratos de TEMPO E MATERIAL: tipo de contrato híbrido que contêm aspectos tanto de contratos de custos reembolsáveis quanto de contratos de preço fixo, geralmente utilizados para aquisições menores. Neste tipo de contrato, o fornecedor oferece uma cotação de seus produtos e serviços, enquanto o comprador pode adquiri-los na medida de sua necessidade.
Para saber mais sobre contratos, leia este .PDF e visite este link. Também vale conferir o livro Project Procurement Management, Quentin Flemig. Na próxima semana, veremos dicas para o gerenciamento das aquisições. Como planejar as aquisições? Como conduzir e controlar as aquisições? Até lá!