//
Menu
Esqueceu a senha? Fazer cadastro

::: Blog MPM

Andamento das obras da COPA de 2014

05 03 2012

Frequentemente em pauta na mídia, as obras da COPA tem caminhado, apesar dos muitos atrasos nas obras de infraestrutura e a privatização dos aeroportos, medida um tanto polêmica, mas a única capaz de deixar os aeroportos prontos em tempo.

De acordo com o Portal da COPA, as obras com os estádios estão com o cronograma dentro do previsto na Matriz de Responsabilidade da COPA, a excessão da Arena da Baixada em Curitiba, Estádio das Dunas em Natal e o Beira Rio em Porto Alegre, que apesar de não estarem de acordo com o cronograma, não estão com atrasos críticos, dentre estes, o único estádio que tem recebido acompanhamento da FIFA por causa dos atrasos é o Estádio das Dunas, o mais atrasado entre os três.

Também não são mais alvo de preocupação as obras com os aeroportos, que avançaram e entraram no cronograma com as privatizações, novamente tendo como referência o Portal da Copa, estão caminhando de acordo com o cronograma proposto. A preocupação com o preparo do Brasil começa a surgir  de fato quando são análisadas as obras de infraestrutura,  bastante comprometidas em diversas capitais e principal alvo da crítica feita Secretário Geral da FIFA Jerome Valcke.

Atualmente, apenas as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo possuem capacidade hoteleira para recepcionar os turistas previsto e temos diversas obras com atraso crítico.

Simulação do Projeto VLT de Brasilia

Simulação do Projeto VLT de Brasilia

Entre as obras de mobilidade urbana, se acordo com acompanhamento, o VLT de Brasilia corre risco de ser suspenso devido a atrasos na obra, após a mesma ter sido suspensa por causa de fraude nas licitações, o novo edital nem mesmo chegou a ser divulgado, este está previsto ara ser o meio de transporte que ligará o Aeroporto uscelino Kubitsheck a Asa Sul de Brasilia e não tem data prevista para o próximo edital. Além desta obra, outras 7 obras em 6 capitais encontram-se comprometidas em seus prazos, são elas:

  • Em Curitiba a extensão do BRT linha Verde Sul, que deveria ter iniciado em Dezembro de acordo com a matriz de responsabilidades da COPA, mas que ainda não começaram e ainda não tem construtora definida;
  • Em Fortaleza, o VLT Paranagaba/Mucuripe, cujas obras deveriam ter começado em novembro de acordo com a matriz de responsabilidades da COPA, e não tiveram inicio ainda pois o governo ainda não conseguiu negociar a saida de três mil familias para dar inicio;
  • Em Manaus o Monotrilho Norte/Centro, que deveria ter começado em novembro, mas que teve pedido de suspensão do edital devido a  irregularidades e falhas nos projetos básicos, e o BRT Eixo Leste/Centro que deveria ter iniciado as obras em dezembro mas não conclui processo licitatório;
  • Em Porto Alegre o Monitoramento de Corredores BRT, que deveria ter as obras iniciadas em janeiro, mas ainda está com o projeto em elaboração;
  • Em Recife a construção do Terminal Integrado Cosme e Damião, que apesar de ter tido a obra de serviço assinada em outubro, e ter a previsão de inicio das obrar em novembro, ainda precisa realizar a remoção de 58 imóveis e compra de 14 terrenos;
  • Em São Paulo o Monotrilho Linha Ouro, que apesar de ter tido o contrato assinado em Junho de 2010, inugurará apenas 7,7km para 2014 dos 17km previstos no projeto inicial. E para começar depende de licenças, elaboração de projetos e estudos.

Continuaremos acompanhando e trazendo relatos períodicos, acompanhe.

::: Autor do post