Andamento das obras da COPA de 2014
Frequentemente em pauta na mídia, as obras da COPA tem caminhado, apesar dos muitos atrasos nas obras de infraestrutura e a privatização dos aeroportos, medida um tanto polêmica, mas a única capaz de deixar os aeroportos prontos em tempo.
De acordo com o Portal da COPA, as obras com os estádios estão com o cronograma dentro do previsto na Matriz de Responsabilidade da COPA, a excessão da Arena da Baixada em Curitiba, Estádio das Dunas em Natal e o Beira Rio em Porto Alegre, que apesar de não estarem de acordo com o cronograma, não estão com atrasos críticos, dentre estes, o único estádio que tem recebido acompanhamento da FIFA por causa dos atrasos é o Estádio das Dunas, o mais atrasado entre os três.
Também não são mais alvo de preocupação as obras com os aeroportos, que avançaram e entraram no cronograma com as privatizações, novamente tendo como referência o Portal da Copa, estão caminhando de acordo com o cronograma proposto. A preocupação com o preparo do Brasil começa a surgir de fato quando são análisadas as obras de infraestrutura, bastante comprometidas em diversas capitais e principal alvo da crítica feita Secretário Geral da FIFA Jerome Valcke.
Atualmente, apenas as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo possuem capacidade hoteleira para recepcionar os turistas previsto e temos diversas obras com atraso crítico.
Entre as obras de mobilidade urbana, se acordo com acompanhamento, o VLT de Brasilia corre risco de ser suspenso devido a atrasos na obra, após a mesma ter sido suspensa por causa de fraude nas licitações, o novo edital nem mesmo chegou a ser divulgado, este está previsto ara ser o meio de transporte que ligará o Aeroporto uscelino Kubitsheck a Asa Sul de Brasilia e não tem data prevista para o próximo edital. Além desta obra, outras 7 obras em 6 capitais encontram-se comprometidas em seus prazos, são elas:
- Em Curitiba a extensão do BRT linha Verde Sul, que deveria ter iniciado em Dezembro de acordo com a matriz de responsabilidades da COPA, mas que ainda não começaram e ainda não tem construtora definida;
- Em Fortaleza, o VLT Paranagaba/Mucuripe, cujas obras deveriam ter começado em novembro de acordo com a matriz de responsabilidades da COPA, e não tiveram inicio ainda pois o governo ainda não conseguiu negociar a saida de três mil familias para dar inicio;
- Em Manaus o Monotrilho Norte/Centro, que deveria ter começado em novembro, mas que teve pedido de suspensão do edital devido a irregularidades e falhas nos projetos básicos, e o BRT Eixo Leste/Centro que deveria ter iniciado as obras em dezembro mas não conclui processo licitatório;
- Em Porto Alegre o Monitoramento de Corredores BRT, que deveria ter as obras iniciadas em janeiro, mas ainda está com o projeto em elaboração;
- Em Recife a construção do Terminal Integrado Cosme e Damião, que apesar de ter tido a obra de serviço assinada em outubro, e ter a previsão de inicio das obrar em novembro, ainda precisa realizar a remoção de 58 imóveis e compra de 14 terrenos;
- Em São Paulo o Monotrilho Linha Ouro, que apesar de ter tido o contrato assinado em Junho de 2010, inugurará apenas 7,7km para 2014 dos 17km previstos no projeto inicial. E para começar depende de licenças, elaboração de projetos e estudos.
Continuaremos acompanhando e trazendo relatos períodicos, acompanhe.