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HOLOGRAMAS – O futuro da Gestão de Projetos de Inovação

05 02 2015

 

Fonte: http://www.microsoft.com/microsoft-hololens/en-us

Fonte: http://www.microsoft.com/microsoft-hololens/en-us

Parece trailer de um filme de ficção científica mas não é, é realidade. Na verdade, não é realidade, é uma holografia inserida na realidade, no mundo real! O avanço tecnológico está muito rápido e nós como profissionais e consumidores, e também as organizações, não estamos conseguindo acompanhar tal velocidade da forma como gostaríamos.

Estamos mergulhados em dispositivos com telas multi-touch. É a TV, o celular, o notebook, a geladeira, tudo tem uma telinha multi-touch, está na moda, se não for multi-touch está ultrapassado, obsoleto. E agora? Agora vem esta tal de holografia. O que fazer com ela? Ainda não sabemos exatamente, mas como cientista em gestão eu fico me perguntando quais são as implicações. Acredito que a inovação em gestão depende de uma combinação de práticas e modelos, ferramentas computacionais (tecnologia) e competências das pessoas. Portanto, o que irá mudar? O que podemos melhorar a partir desta tecnologia? Em quanto tempo? Qual custo? Será uma tecnologia para todos? As empresas devem se preocupar agora?

E mais, qual a relação com a gestão de projetos e inovação? Bem, se você trabalha com projetos, desenvolvimento de produtos ou serviços na sua empresa, acho que vou lhe convencer de ao menos acompanhar como será o desenrolar desta tecnologia nos anos seguintes, ou até mesmo começar já uma investigação de como tirar proveito disso antes de seus concorrentes.

Desde a semana passada diversos canais de notícia e jornais aqui nos Estados Unidos e em algumas outras partes do mundo estão noticiando este assunto e questionando quais as implicações para as organizações e potenciais consumidores. A plataforma chamada “HoloLens” foi apresentada pela Microsoft em um evento de demonstração reservado para convidados. Trata-se de um conjunto de hardware e software que combina holografia com o mundo físico. Assista o depoimento de uma participante das demonstrações (vídeo do canal IGN[1]).

A plataforma é realmente interessante e com certeza vai ter um grande impacto em diversas áreas. Ah! Um fato importante: Quem está por traz do projeto é um Brasileiro, o Chief Inventor, Alex Kipman, responsável também pelo Kinect.

De acordo com matéria publicada no site da Forbes[2], o HoloLens não pode ser comparado com o Google Glass e também não é um equipamento de realidade virtual, como já existe no mercado. O HoloLens combina hologramas em um ambiente físico, real, e permite que o usuário manipule e interaja com os objetos e imagens geradas pelo dispositivo. Você coloca uma espécie de óculos (ou capacete com visores e câmeras) e este aparelho engana sua visão e cérebro por meio de múltiplas câmeras, sensores e luzes projetadas em um visor e assim você enxerga imagens holográficas em 3D em um ambiente físico real[3]. Veja a demonstração em vídeo.

Bem, de qualquer forma, ainda é difícil estimar o potencial de aplicação desta tecnologia em diferentes setores da indústria, projetos e desenvolvimento de produtos. Contudo, uma área em potencial já está de olho nisso, é a área de jogos ou entretenimento. E mais, como esta tecnologia irá evoluir a partir desta demonstração, como será o desenvolvimento de aplicativos pela comunidade e aceitação do mercado, são perguntas sem resposta. Com certeza é um tema empolgante para gastar algumas horas fazendo um brainstorming com profissionais de diferentes industrias para identificar as oportunidades que podem surgir.

Minha organização deve se preocupar com esta tecnologia?

A resposta é depende. Este é o tipo de tecnologia que se evoluir da forma como se espera irá impactar direta ou indiretamente diferentes setores. Agora, se você é o CEO de uma empresa de jogos, sem dúvida nenhuma, comece se preocupar já! Se você é o CEO de qualquer que seja a empresa que desenvolve produtos e serviços cujo grau de interface com o usuário ou clientes é médio ou elevado, não custa fazer algumas perguntas como: de que forma esta tecnologia pode ser incorporada no meu produto ou serviço? Como posso utilizá-la para melhorar o desenvolvimento do meu produto? Como ela irá impactar o mercado que atuo? Como os hologramas podem melhorar a experiência dos usuários do meu produto e meus clientes? Como acelerar o processo de inovação dos meus produtos e serviços a partir do uso desta tecnologia? Como gerar novos negócios com base nesta tecnologia? Existe um artigo recentemente publicado na Harvard Business Review (HBR) falando deste tópico[4].

Quer um exemplo simples? Este exemplo foi citado no artigo da HBR4 e concordo que seja bem factível. Eu comprei um novo apartamento e estou em busca de nova mobília e itens para decoração. Eu acesso um site de um fabricante e venda de móveis e que também vende eletrodomésticos. A empresa possui um aplicativo que eu posso fazer o download e carregar no meu HoloLens. Com ele terei acesso ao catálogo completo de produtos. Daí por diante é pura diversão. Vou mobiliar meu apartamento com hologramas, visualizar com dimensões bem reais e em cores como será a sala, o quarto, a cozinha… A empresa também permite realizar pequenas customizações e ajustes nos móveis, claro, isso é sempre necessário para otimizar espaços em um apartamento. Obviamente, isso terá um custo maior e terei que esperar um pouco mais para receber os móveis. “Navego” virtualmente pelo meu apartamento e sua mobília e com itens de decoração que posso ir adicionando, “experimentando”. Faço um ajuste aqui, outro ali, troco o fogão por um modelo mais compacto, e pronto, ficou ótimo! Gostei! Vou comprar já mesmo. Compro os eletrodomésticos e encomendo os móveis da cozinha, sala e quartos, ali mesmo, naquele ambiente.

Veja como uma tecnologia como essa pode mudar por completo a experiência de compra em determinados setores. E isso é só o começo…

O potencial para projetos de inovação e desenvolvimento de produtos

A seguir coloco algumas poucas ideias de como esta tecnologia poderia impactar o gerenciamento de projetos de inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Vejo que um importante uso para esta tecnologia é aproximar o usuário e cliente do desenvolvimento de um novo produto ou serviço. A seguir descrevo alguns poucos insights e convido todos a fazerem comentários e colocar vossas ideias. Será um exercício bem interessante.

Entendo que são três áreas que podem se beneficiar desta tecnologia em um futuro breve.

Interação com o cliente e potenciais usuários

Talvez você não tenha uma impressora 3D na sua casa, mas seu filho fez você comprar um HoloLens pra ele. Você então descobre que é possível transformar desenhos técnicos em hologramas e carregá-los na plataforma do HoloLens. Você então leva o HoloLens do seu filho (sem que ele saiba) para uma reunião com o cliente, na qual você irá mostrar uma maquete holográfica do produto com os primeiros requisitos que o cliente lhe apresentou no inicio do projeto. Veja, você está ainda no início do projeto, muitos requisitos ainda são desconhecidos, bem como muitos desafios técnicos e problemas que precisam ser solucionados para desenvolver o produto. A sua ideia é apresentar algo que enriqueça a experiência do cliente, inspire a colaboração e que contribua para fomentar uma discussão mais rica sobre o que será o produto e ainda, identificar melhorias ou mudanças necessárias no projeto enquanto o custo da mudança ainda é baixo.

Organizações que desenvolvem produtos que tenham elevada interação com usuários, bens de consumo e bens duráveis por exemplo, poderiam tirar proveito desta tecnologia para aproximar mais os usuários e potenciais clientes já nas fases iniciais do desenvolvimento e geração de conceitos antes mesmo de desenvolver um protótipo físico. Isso poderia ser feito por meio de experimentos usando hologramas. Uma vez que o produto já existe e está no mercado as empresas podem criar aplicativos e serviços que permitam um “test-drive” com o produto ao invés de simplesmente observar fotos ou vídeos sobre o produto, e dessa forma incentivar e motivar a compra do produto.

Comunicação e colaboração entre membros do time de projeto

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Fonte: http://www.microsoft.com/microsoft-hololens/en-us

Pensando na gestão de um projeto de inovação e desenvolvimento de produto, estou visualizando algumas aplicações e utilidade para os membros do time de projeto, gestores e stakeholders. Vamos utilizar o exemplo apresentado pela própria Microsoft (Figura da Moto ao lado). Você é gestor do projeto de um novo produto, o desenvolvimento de uma nova motocicleta, e está em uma reunião com o time de desenvolvimento. Usando o HoloLens todos participam. Hologramas das partes e peças do produto podem ser exploradas, “testadas” em combinação com um protótipo físico ou produto similar com o objetivo de testar conceitos, ideias e hipóteses sobre o design, funcionalidades, forma, cores, etc.

Detalhe, esta reunião pode ser virtual, com membros do time de diferentes localidades. Isso já não seria mais um desafio já que todos poderiam “brincar” com os hologramas em suas salas ou respectivos escritórios. Seria sem dúvida um bom avanço em ferramentas para desenvolvimento de produtos e projetos de inovação em nível global com equipes virtuais.

Potencial para inovações nas ferramentas de gerenciamento de projetos

Há uma crescente busca por inovações nas ferramentas computacionais de gestão de projetos. Na verdade, muito pouco se avançou no uso de novas tecnologias para gerenciar projetos, principalmente quando se trata de interação com o ser humano e diferentes formas de interface com o usuário dessas ferramentas. Pra se ter uma ideia, ainda há pouca adoção de dispositivos multi-touch com maior apelo visual para se gerenciar projetos de inovação.

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Fonte: http://www.microsoft.com/microsoft-hololens/en-us

A tecnologia do HoloLens poderia ter contribuições relevantes para aprimorar os dispositivos de gestão de projetos. Quer um exemplo simples? O uso de quadros visuais de gestão poderia ser composto também por hologramas ou até ser totalmente substituídos por eles. Se o time tiver um quadro eletrônico que mostre os “cartões” de entrega, cronogramas, listas de entregas, etc., por exemplo, por meio do HoloLens talvez seria possível reproduzir este quadro em outra localidade e permitir que o usuário manipule o quadro como se ele estive presente, sem possuir um quadro físico.

Acho que este exemplo que acabei de dar é muito simplista. Como dizia Albert Einstein, “Se uma ideia inicialmente não pareça insana ou impossível, não há esperança para ela”. Então, vamos pensar de forma mais ambiciosa. Imagine que você é o gestor de um projeto de um empreendimento imobiliário. Vamos adotar a premissa de que haveria uma integração completa entre cronograma financeiro e físico entre os diferentes softwares que sua organização utiliza, incluindo por exemplo, um ERP. Imagine também que a integração de softwares de design e arquitetura também é simples de se obter. Pronto, você tem o ambiente perfeito para o que vou idealizar.

Você, gestor do projeto, vai até o canteiro de obras para acompanhar o progresso do empreendimento e o que foi entregue nas últimas semanas. Você coloca o seu HoloLens e sincroniza os desenhos do empreendimento com os dados de planejamento e cronograma e logo visualiza em cores o real avanço da obra. Em uma combinação de realidade e hologramas você visualiza destacado com uma sombra na cor verde o progresso, a construção realizada e que estava programada para estar pronta, comparado com a última vistoria. Em vermelho está o que deveria ter sido entregue, mas não foi. O que você enxerga é apenas um holograma da parte que deveria estar construída. Neste mesmo ambiente você já recebe dados da análise de valor agregado do projeto, eventuais desvios e dados que lhe ajudará prever se será possível finalizar o que foi prometido até o final do mês. Em seguida você solicita dados de uma simulação, com horas extras, por exemplo, pra ver o quanto seria possível avançar na construção… Tudo isso poderia ser visualizado na obra, na forma de um holograma, o quanto da obra seria entregue com algumas ações e comparar se isso seria suficiente para apresentar para os stakeholders.

Bem, daí por diante é pura imaginação, ou ainda, um possível trailer de um filme de ficção científica mas que poderá ser realidade muito em breve.

 

Grande Abraço,

Até o próximo Innovation Insights!

 

[1] Vídeo Canal IGN https://www.youtube.com/watch?v=lttveKXDaXg

[2] http://www.forbes.com/sites/patrickmoorhead/2015/01/28/microsoft-hololens-gets-faces-wearables-right/

[3] http://www.theverge.com/2015/1/21/7868251/microsoft-hololens-hologram-hands-on-experience

[4] Artigo HBR sobre o HoloLens: https://hbr.org/2015/01/what-hololens-has-that-google-glass-didnt

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