Lições de Liderança
Quando falamos de gestão de pessoas logo vem à tona as teorias da motivação e os estilos de liderança. A gestão de pessoas vai muito além do simples “gerenciamento de recursos humanos em projetos“.
Mobilizar as pessoas já é algo difícil. Inspirá-las e as liderar parece ser mais difícil ainda. Na verdade, o grande problema não está nos estágios de construção da equipe, mas sim na omissão do gerente em conduzir os membros da equipe através desses estágios.
A triste realidade é que a maioria dos gestores, não apenas gerentes de projetos, está se tornando cada vez mais apática com relação à gestão de pessoas. Os gerentes tem tantas responsabilidades e tarefas que já não tem mais tempo de construir os relacionamentos e a confiança necessária. Consequentemente, os elos de ligação entre o gerente e sua equipe são fracos, assim como os elos de ligação dos membros da equipe entre si.
Muitos gerentes delegam responsabilidades, enquanto deveriam delegar apenas atribuições e tarefas. O laissez-faire e a omissão dos gerentes criam perturbações nas equipes de projetos, reduzindo suas performances.
Mas afinal, o que devemos fazer para sermos grandes líderes?
Figura 1 – Grandes líderes, Sam Walton
A nossa maior dificuldade, ao ler as biografias dos grandes líderes, é a aplicação prática dos princípios e teorias de liderança. O eminente professor, consultor e autor Robert Sutton afirma que a literatura e as teorias sobre liderança são mais aspiracionais do que reais. Isto é, as biografias exaltam os pontos fortes dos líderes, mas estão bem longo do dia-a-dia da liderança. Obviamente, podemos aprender bastante com os livros sobre liderança e gestão de pessoas, mas não é o suficiciente.
Para ser um grande gerente-líder, ou um excelente líder-gestor, é preciso combinar conhecimentos e práticas de administração às inteligências emocional e social (veja este video).
Na ânsia de agradar a todos ou no medo de se indispor com as pessoas, muitos gerentes são omissos. Outros não dedicam tempo suficiente às ground rules para a construção da equipe. O fato é que as equipes, assim como as pessoas, precisam de regras de comportamento ou condições de contorno. Uma vez que todos sabem quais são as regras do jogo, é papel do líder reforça-las e zelar por elas.
Figura 2 – Líder deve saber dizer NÃO
Quer aprender mais sobre liderança, leia esses dois posts abaixo:
6 lições de sucesso do brasileiro Carlos Ghosn, CEO da Nissan
8 mitos sobre liderança em que você deve parar de acreditar
Como você faz para melhorar suas habilidades de liderança? Que tal continuarmos discutindo esse assunto no próximo post? Até lá!