A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE NEGÓCIOS NAS ORGANIZAÇÕES
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE NEGÓCIOS NAS ORGANIZAÇÕES: Porque bom não é bom o suficiente
Organizações em todo o mundo estão usando análise de negócios para definir os requisitos e determinar ações e soluções para ajudá-los a alcançar seus objetivos. As atividades de análise de negócios são essenciais para o sucesso dos projetos e da organização, mas o sucesso requer padrões de práticas e aderência à disciplina de Análise de Negócios. Quão boas são as organizações na prática de Análise de Negócios? Elas percebem a importância desta disciplina?
Em setembro de 2011, a ESI International realizou uma pesquisa com mais de 1.600 entrevistados com diferentes títulos dentro das organizações em todo o mundo para perguntar sobre suas experiências e percepções de Análise de Negócios.
Este estudo global objetivou determinar o atual impacto que Análise de Negócios tem sobre organizações, e examina seu estado atual com a indagação sobre suas práticas, tendências, desafios e aplicações desta disciplina.
Os entrevistados representaram um amplo espectro de indústrias, incluindo o setor público, ao responder a perguntas sobre as suas organizações, incluindo o seguinte:
- Como eles classificariam a proficiência de sua função de Analista de Negócios?
- Como eles classificariam a proficiência de suas atividades individualmente?
- Quais são os fatores-chave de sucesso para seus projetos?
Descobrimos que a proficiência em Análise de Negócios pode variar entre as atividades e entre as organizações, mas os entrevistados estão essencialmente satisfeitos com suas práticas e resultados. Enquanto as pessoas acreditam que as práticas de Análise de Negócios em suas organizações são “boas”, a análise mostra que há espaço para melhorias, indicando que “bom” não é, verdadeiramente e suficientemente bom. Ainda há lacunas para melhorias:
- Proficiência em atividades de Análise de Negócios
- A prática ao nível da empresa
- Níveis de experiência
- Certificação em Análise de Negócios
Os entrevistados veem Análise de Negócios como crucial para o sucesso dos projetos e, de fato, a classificação geral das funções desta disciplina está relacionada com as taxas de sucesso do projeto.
Contrariando evidência externa dos resultados dos projetos, mais de 90% dos inquiridos consideram mais da metade dos projetos terem sido bem sucedidos ao longo dos últimos três anos. Enquanto, 68% dos inquiridos consideram que 75% ou mais de seus projetos terem sido bem sucedidos.
A média gerêncial é mais crítica nas funções de Análise de Negócios do que na função de um gerente sênior, e os analistas de negócios também veem que há espaço para melhoria.
Entrevistados em todos os níveis da organização avaliaram os fatores de sucesso mais importantes de seus projetos como:
- Satisfação do cliente: 81%
- Conclusão do projeto no tempo acordado: 62%
- Projeto realizado dentro do ” budget” provisionado: 52%
- Qualidade do produto: 46%
Os resultados da pesquisa indicaram que a Análise de Negócios não é vista como sendo de grande impacto para os resultados do negócio. Apenas 22% dos entrevistados disseram que o impacto nos lucros é um importante fator de sucesso para Análise de Negócios. Apenas 15% disseram que aquisição e retenção de clientes, e 4% disseram que market share são critérios importantes para o sucesso de uma análise de negócios.
Quase metade dos profissionais de Análise de Negócios, tem cinco anos ou menos de experiência nesta área, 15% têm menos de dois anos de experiência, 21% têm experiência 6-9 anos e 30% têm 10 anos ou mais.
A pesquisa mostra que os entrevistados fazem uma conexão entre proficiência da análise de negócios e o sucesso dos projetos, mas que ainda existe uma desconexão em reconhecer análise de negócios e projetos bem sucedidos no valor do negócio da empresa e nos resultados.
Ambos os analistas de negócios e gerentes de projetos precisam se envolver mais ao nível da empresa. Não surpreendentemente, a análise da empresa aparece na pesquisa com proficiência baixa dentre as atividades de análise de negócios.
A maioria dos entrevistados acredita que suas competências em análise de negócios são boas a excelentes, e que 75% ou mais de seus projetos ao longo dos últimos três anos foram bem sucedidos. No entanto, como no mundo real evidências indicam o contrário, as organizações podem estar na necessidade de uma verificação da realidade.
A adoção de Análise de Negócios como uma disciplina organizacional pode ser prejudicada pela falta de profissionais nesta profissão. Os resultados da pesquisa mostram que as certificações em Análise de Negócios fazem parte de uma porcentagem muito pequena de pessoas praticando a disciplina, ao contrário da certificação em gerenciamento de projetos – PMP – Project Management Professional (PMP ®). Assim como, surpreende a pequena porcentagem de certificações Scrum Master, dada a importância do “Agile” como metodologia de desenvolvimento “explosivo”.
Em um ambiente competitivo e economicamente difícil, há sempre espaço para melhorias em Análise de Negócios, bem como em outras áreas. As organizações que ficarem paradas serão deixadas para trás.
ESI INTERNATIONAL