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Value Management Office (VMO)

02 08 2024
VMO

Definição para Value Management Office (VMO)

O Value Management Office (VMO) é uma função organizacional responsável por facilitar o processo de Lean Portfolio Management e promover a excelência operacional e a governança lean como parte de uma transformação Lean-Agile. O VMO foca em otimizar o fluxo de valor estratégico entregue dentro de um portfólio (SAFe e outros), garantindo que as iniciativas estejam alinhadas com a estratégia empresarial e entreguem valor contínuo aos clientes. Esse valor vem na forma de Soluções duradouras — não projetos ou iniciativas temporárias — e é, em última análise, determinado pelo cliente. As organizações precisam fornecer soluções que os clientes tragam para o mercado com base em suas necessidades reais, em vez de empurrar soluções com base no que eles acham que os clientes precisam.

 

Critérios para Estruturas Organizacionais e Práticas Específicas para Gestão de Valor

Estruturas Organizacionais

  1. Equipe Multidisciplinar:
    • O VMO geralmente consiste em uma pequena equipe de profissionais Lean-Agile com experiência em operações de negócios, gestão de programas e mudança organizacional. Esses indivíduos colaboram para otimizar o fluxo de valor estratégico através de um portfólio SAFe.
  2. Colaboração com Stakeholders:
    • O VMO colabora estreitamente com executivos, donos de negócios, arquitetos empresariais e outras partes interessadas para garantir decisões de investimento informadas e melhorar o fluxo de valor dentro do portfólio.
  3. Modelo Hub-and-Spoke:
    • Em organizações maiores, um modelo hub-and-spoke pode ser utilizado, onde um VMO central trabalha em conjunto com VMOs de portfólios específicos para manter o alinhamento entre múltiplos portfólios.

Práticas Específicas

  1. Facilitação de Eventos de LPM:
    • O VMO facilita eventos de revisão estratégica do portfólio e sincronização do portfólio para garantir o alinhamento entre estratégia, implementação e investimentos. Esses eventos são realizados em uma cadência regular para atualizar o kanban do portfólio, visão e contexto.
  2. Coordenação de Operações do Portfólio Ágil:
    • O VMO ajuda a identificar gargalos, otimizar fluxos de trabalho e tomar decisões baseadas em dados sobre onde investir os recursos do portfólio. Isso inclui desenvolver, colher e aplicar padrões de execução bem-sucedidos de equipes e ARTs.
  3. Governança Lean:
    • O VMO mede e relata o desempenho dos value streams no portfólio, ajudando a identificar áreas de melhoria sistêmica e considerar o progresso ao longo do tempo. Eles também ajudam a evoluir as relações com fornecedores através de contratos ágeis que maximizam o valor econômico para todas as partes.
  4. Suporte à Transformação:
    • O VMO coordena a transformação com o LACE (Lean-Agile Center of Excellence), ajudando a lançar e integrar novos value streams dentro de um portfólio SAFe e em um contexto de LPM. Eles também medem e crescem a competência central de LPM, fornecendo treinamento e suporte contínuo.

Abordagens em Fluxo, Value-Streams, Value-Delivery e Customer-Centric

  1. Fluxo (Flow):
    • O fluxo é caracterizado pela transição suave do trabalho através de todo o value stream com um mínimo de transferências, atrasos e retrabalho. A SAFe fornece métricas específicas de fluxo para medir a eficiência da entrega de valor.
  2. Value-Streams:
    • Value streams são sequências de passos que uma organização executa para entregar uma solução ao cliente. Identificar e gerenciar esses value streams é crucial para otimizar a entrega de valor e garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com um sistema de entrega integrado.
  3. Value-Delivery:
    • A entrega de valor envolve a coordenação de todas as atividades, processos e equipes para garantir que as soluções sejam entregues rapidamente e com a máxima qualidade. Isso inclui a aplicação de práticas Lean-Agile e a utilização de sistemas Kanban para regular o fluxo de trabalho.
  4. Customer-Centric:
    • A centralidade no cliente envolve entender as necessidades dos clientes e quantificar o valor inerente aos produtos e serviços entregues. Isso é suportado por práticas como Design Thinking e feedback contínuo do mercado para garantir que os produtos e serviços entreguem valor mútuo e contínuo.

Essas práticas e estruturas organizacionais são fundamentais para garantir que as iniciativas de valor sejam bem-sucedidas e alinhadas com as necessidades dos clientes e os objetivos estratégicos da organização. (+mais)

 

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ilustracao_DiferenciandoVMs

 

Fontes:

https://scaledagileframework.com/value-management-office/

http://valuestreams.management/blog/

https://apmg-international.com/article/what-value-management-office

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