A Influência do PMO e a Maturidade na Gestão de Portfólio de Projetos
Sobre o Artigo:
As organizações enfrentam desafios crescentes e sem precedentes em relação à concorrência e às exigências dos consumidores. As mudanças no mundo corporativo acontecem em uma velocidade impressionante, em linha com os avanços da tecnologia e das alterações no ambiente de negócios. Para permanecerem focadas nos seus objetivos estratégicos e se adaptarem às mudanças externas as organizações têm encontrado na implantação de projetos o fator crítico para o enfrentamento dessa questão (Rodrigues et al, 2005).
No entanto, muitas organizações têm encontrando dificuldades na gestão de projetos ao que se refere ao “triângulo de ferro” composto por custo, prazo e qualidade. Também se deparam com a falta de um planejamento eficaz, a ausência da padronização dos processos, falta de comunicação entre as equipes, acompanhada de um baixo nível de cooperação (Mateus, Lopes & Carvalho, 2017). Esses fatores fazem com que as organizações busquem por profissionalização para suas equipes de projetos, pois também se verifica que uma das principais causas dos fracassos ocorridos na execução de projetos é a falta de conhecimento exatamente na gestão dos mesmos (Crawford, 2010; Cleland & Ireland, 2007).
Como decorrência da importância dos projetos e para a resolução dos problemas apresentados, dois assuntos se destacam: (1) os modelos de maturidade organizacional em gestão de portfólio, programas e projetos; e (2) o escritório de gerenciamento de projetos (Project Management Office — PMO). Ambos os assuntos são importantes, pois contribuem para elevar a competitividade das organizações (Rodrigues et al, 2005).
Os modelos de maturidade organizacional em gestão de portfólio, programas e projetos vêm auxiliando as organizações no entendimento dos seus respectivos níveis de maturidade. Auxiliam no estabelecimento de estratégias de aprimoramento contínuo para a aquisição e o desenvolvimento do conhecimento, capacidades, técnicas e ferramentas, visando se atingir os objetivos estratégicos por meio dos projetos. Ao se verificar os níveis de maturidade em gestão de projetos, programas e portfólios com os modelos de escritórios de projetos adotados, fica evidente que os modelos mais avançados de escritórios de projetos influenciam positivamente, aumentando o nível da maturidade organizacional (Rodrigues et al, 2005) …continue leitura fazendo download do Artigo.
Publicado: MundoPM nº 108 - Dez-2022/Jan-2023
Pág. 62
::: Autor do artigo
Marcos de Araujo
Marcos de Araujo Mestre em Estratégia de Projetos https://www.linkedin.com/in/marcosdearaujo marcos_de_araujo@hotmail.com Atualmente é sócio-diretor de gerenciamento de riscos para soluções digitais e tecnologia da informação na KPMG Brasil Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – Gestão de Projetos (UNINOVE-2018) – Tema de Interesse: Estratégia em Projetos. Especializado em...
JOSE EDUARDO STOROPOLI
JOSE EDUARDO STOROPOLI Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Professor do Doutorado em Administração de Empresas da UNINOVE e do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Aplicada ao Planejamento Urbano do Mestrado em Cidades Inteligentes e...