Social Project Management
Social Project Management
Gerenciando tarefas das equipes em ambientes sociais.
Os aplicativos para gerenciamento de atividades de projetos em redes sociais estão proliferando na internet. Plataformas que tem tarefas como foco central do aplicativo, gerenciando as atividades das equipes de projetos através de compartilhamentos online de tarefas entre os grupos de pessoas da empresa. Um software na nuvem que reúne pessoas em torno de um trabalho específico dentro da empresa, que faz uso dos ambientes em redes sociais para trazer aplicação prática e resultado as corporações.
Algumas dessas ferramentas estão mais baseadas no gerenciamento do dia-a-dia das atividades e outras mais voltadas para a estratégica e planejamento de recursos para ações de médio prazo. Entre elas estão, 10,000ft (http://www.10000ft.com/), Do.com (https://www.do.com/), Asana (http://asana.com/ ), Wrike http://www.wrike.com/pt_BR/ e no Brasil um exemplo semelhante é o Artia (http://artia.com/), Sparqlight (https://www.sparqlight.com) entre outros.
Típico ambiente de compartilhamento social de atividades – Asana Software.
Como parte de um esforço maior em tornar os softwares de ambientes sociais mais focado em resultado prático. Buscando a organização do trabalho diário a ser realizado e uma maior visibilidade das responsabilidades individuais com a sua rede de relacionamento social corporativa. Estas empresas oferecem seus aplicativos como uma nova força das redes sociais a ser incorporada pelas empresas. Essas ferramentas abrem uma nova abordagem de colaboração entre pessoas dentro de um contexto corporativo. As redes sociais inicialmente buscavam foco em fazer negócios, contatos e depois compartilhar suas experiências agora desloca seu objetivo para a organização e distribuição de atividades entre pessoas de grupos sociais corporativo.
Para muitos, “social business” é um oximoro, ou seja, palavras de sentido contraditório. As pessoas precisam enxergar seu gráfico de trabalho ao invés de seu gráfico social. Elas precisam saber no que estão trabalhando, todas as coisas que já realizaram e com que parte está comprometida, quais suas próximas metas e como tudo isso contribui para o sucesso do projeto.
Estas ferramentas, os chamados ambientes “Post-2.0” vão além dos blogs, wikis e RSS feeds. Foram impulsionadas pelos usuários de redes sociais acostumados com ambientes como Facebook habilitaram a criação desses ambientes corporativos colaborativos, que exige muito pouco treinamento das pessoas para utilizá-los. O que possibilitou a noção de “Activity feed updates”, ou seja, posts de usuários fazendo atualização de suas atividades compromissadas junto as suas redes de relacionamentos. Estabelecendo assim ambientes sociais com mais poder de execução, colaboração e senso de suas esferas de responsabilidades perante o projeto.
Texto baseado em matérias publicadas em: http://www.informationweek.com
Redação Revista MundoPM