Gestão do Conhecimento por Rivadávia C. Drummond
Amplamente conhecido no Brasil, por sua alta qualificação, seu trabalho voltado paa Gestão do Conhecimento e o número de empresas que já atuou como consultor, Professor Ph. D. Rivadávia C. Drummond de Alvarenga Neto atual Reitor da UNI-BH, além de Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, e CEO da Rivadávia e Associados, será nosso palestrante no próximo Special Day Mundo PM sobre Gestão Avançada de Projetos.
E para que possam conhecer melhor nosso palestrante, e até mesmo fazerem melhor proveito da sua palestra, selecionamos alguns artigos do mesmo publicados em seu site. Vejam abaixo alguns resumos de artigos e o link de onde baixar os artigos na integra.
Caso queira buscar mais artigos e conhecer seu blog, basta acessar o site da Rivadávia Associados: www.rivadaviaeassociados.com.br/
Para se inscrever do Special Day sobre Gestão Avançada de Projetos, acesse:
www.mundopm.com.br/FDC2012_evento.jsp
Vejam os artigos que selecionamos:
A construção do conceito de Gestão do Conhecimento: Práticas Organizacionais, Garantias Literárias e o Fenômeno Social
Data de Publicação: 01/08/2004
Resumo: Este artigo apresenta-se como uma tentativa de demarcação conceitual da temática conhecida como Gestão do Conhecimento. Longe de almejar propor uma solução definitiva ou um modelo hermético e acabado, espera-se contribuir para a formulação de um melhor entendimento da área, suas fronteiras e abrangências. Propõe-se um modelo adaptado daquele originalmente proposto por Choo (1998), associado à noção de contexto capacitante e das várias abordagens que, interligadas possam contribuir para a construção de um modelo conceitual compreensivo que se apresente como um ponto de partida para uma compreensão da gestão do conhecimento.
Artigo Completo em: http://vai.la/2Mr0
O conhecimeto e o Cubo Mágico
Data de Publicação: 01/01/2011
Resumo: Rivadávia Drummond de Alvarenga Neto pesquisa conhecimen to organizacional há dez anos. Seu estudo foi a primeira análise qualitativa em profundidade no Brasil sobre gestão do conhecimento, quando era um consultor que dividia seu tempo com os estudos acadêmicos. Já como professor da Fundação Dom Cabral em regime de dedicação exclusiva, fez pós-doutorado no Canadá com Chun Wei Choo, uma das maiores referências teóricas da área, e con ele desenvolveu, a partir do “ba” de Ikujiro Nonaka [veja HSM Management nº 75], o cubo de decisão para criação, compartilhamento e uso do conhecimento –um cubo que, por resolver um dos maiores desafios empresariais de nossos tempos, receberia muito bem o adjetivo de “mágico”. Em entrevista exclusiva a Adriana Salles Gomes, Drummond disseca o modelo, que se baseou em casos reais.
Artigo Completo em: http://vai.la/2Mr1
Gestão do Conhecimento em Organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo
Data de Publicação: 27/08/2005
Resumo: Investiga a temática denominada “Gestão do Conhecimento” (GC) em três grandes organizações atuantes no Brasil, procurando discutir seu conceito, elementos constituintes, áreas fronteiriças e interfaces, origens, abordagens gerenciais e ferramentas, dinâmica e demais aspectos, pari passu ao distanciamento da discussão puramente terminológica, de viés ingênuo, ensimesmado e inócuo. Os pressupostos básicos foram dois, respectivamente: (i) grande parte do que se convenciona chamar ou atribui-se o nome de gestão do conhecimento é na verdade gestão da informação e a gestão da informação é apenas um dos componentes da gestão do conhecimento. Destarte, acredita-se que a gestão do conhecimento vá além da pura gestão da informação por incluir e incorporar outros aspectos, temas, abordagens e preocupações como as questões de criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimentos, criação do contexto adequado ou contexto capacitante, dentre outros; (ii) um modelo conceitual pode ser formulado a partir de três concepções básicas que são formadoras das estruturas ou pilares nas quais este mesmo modelo ou mapa se fundamenta e se sustenta, a saber: (a) uma concepção estratégica da informação e do conhecimento, fatores de competitividade para organizações e nações, (b) a introdução de tal estratégia nos níveis tático e operacional através das várias abordagens gerenciais e ferramentas orientadas para as questões da informação e do conhecimento nas organizações, que se chamam continuamente ao diálogo, sendo imbricadas e passíveis de orquestração e (c) a criação de um espaço organizacional para o conhecimento, o “Ba” ou o contexto capacitante – que são as condições favoráveis que devem ser propiciadas pelas organizações para que a mesma possa sempre se utilizar da melhor informação e do melhor conhecimento disponíveis. Objetivou-se investigar e analisar, a partir de uma perspectiva sistêmica, as concepções, estratégias, motivações, abordagens, práticas, efeitos e resultados de áreas, programas ou projetos de gestão do conhecimento efetivamente implementados e utilizados em três organizações brasileiras adotantes da gestão do conhecimento, com vistas à proposição de um modelo ou mapa conceitual integrativo. A estratégia de pesquisa qualitativa utilizada foram os estudos de casos múltiplos com unidades de análise incorporadas e três critérios foram observados para o julgamento da qualidade do projeto de pesquisa: a validade do construto, a validade externa e a confiabilidade. Fontes múltiplas de evidências foram utilizadas e, para a análise de dados coletados em campo, optou-se pela proposta de MILES & HUBERMAN (1984) que sugerem que a análise qualitativa consiste de três fluxos concomitantes de atividades, a saber: redução de dados, ‘display’ ou exibição de dados e verificação/conclusões com base em inferênciaS a partir de evidências ou premissas. Os resultados confirmaram os pressupostos e afirma-se que a GC significa um repensar da gestão para as organizações da era do conhecimento. Tal enfoque deriva-se do entendimento de que a informação e o conhecimento constituem-se como os principais fatores de competitividade dos tempos atuais para organizações e nações. O trabalho permitiu identificar que os principais desafios impostos às organizações comprometidas com a gestão do conhecimento concentram-se na gestão de mudanças culturais e comportamentais e na criação de um contexto organizacional favorável à criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimentos.
Artigo completo em: http://vai.la/2MqY